terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana do Empreendedor Individual mobiliza o País

Notícias

Diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, lembra que "o processo de formalização é rápido e muito barato, e o benefício é grande”

Dilma Tavares, com ASN

Bernardo Rebello

Tenda no Distrito Federal lota no primeiro dia da Semana do Empreendedor Individualendedor Individual

Brasília
- Milhares de empreendedores de todo o País estão aproveitando a Semana do Empreendedor Individual e comparecendo aos postos de atendimento do Sebrae para formalizar sua atividades. Nesta segunda-feira (18), primeiro dia da mobilização nacional, foram 500 atendimentos e 230 formalizados apenas no Distrito Federal, de relojoeiros e mecânicos a cabeleireiras, manicures e donos de bar e lanchonete. Balanços estaduais e ncionais serão divulgados a partir desta teça-feira (19). A Semana de mobilização prossegue até sábado (23).

Em Ceilândia, na região administrativa do Distrito Federal, durante todo o dia empreendedores fizeram fila para se registrar se informar e se formalizar, e nem a forte chuva que caiu no final da tarde espantou os interessados. “A oportunidade bateu na minha porta e não posso deixar passar”, explicava o relojoeiro Alfredo Cornélio Neto, de 50 anos, dos quais mais de 27 consertando relógios de maneira informal.

No Rio de Janeiro a estudante de publicidade Ana Teresa de Oliveira e Silva, de 23 anos, foi uma das primeiras pessoas atendidas na tenda montada pelo Sebrae estadual, no Largo da Carioca. Ela planeja criar um jornal e um site de vendas imobiliárias. “Minha idéia agradou, mas ninguém quer colocar dinheiro em nada informal. Legalizada, ganho mais força para negociar com eles”, conta a estudante.

No Mato Grosso, o técnico em eletrônica Elismar Dias de Souza, também foi um dos primeiros a se formalizar, na tenda montada no centro de Cuiabá, na Praça Ipiranga.
“Precisava me legalizar. Sempre algum cliente pede nota fiscal e a gente não tem, precisa usar nota de outra firma. A gente perde cliente por causa disso”.

Na Bahia, outra trabalhadora por conta própria que liderou a fila de formalizações foi a professora Ângela Maria Piedade, de 41 anos. “Agora, como empreendedora individual e com o CNPJ, vou poder comprar livro didático mais barato para as aulas de reforço escolar. Com as aulas estou ganhando mais do que se estivesse em sala de aula”, explica.

“Estamos mostrando com estes eventos que ser formal é muito melhor do que ser informal”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que participou em São Paulo do primeiro dia da Semana do Empreendedor Individual. Ele lembrou que, até pouco tempo, a informalidade era difícil de ser combatida porque o custo da formalização era muito elevado e o trâmite muito burocrático.

“A criação do empreendedor individual elimina essas duas dificuldades. O processo é rápido e muito barato, e o benefício é grande”, disse. No futuro, de acordo com Santos, o Brasil terá índices de informalidade compatíveis com os de países desenvolvidos. “O que vai persistir no futuro é a informalidade de atividades ilícitas, ilegais”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106, 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário