terça-feira, 19 de outubro de 2010

Casal de empresários prevê aumento de receita após adesão ao Empreendedor Individual

Notícias

A estimativa dos proprietários da R&C Brindes, em Salvador, é elevar seus ganhos em 20%

Fábio Vasconcelos

Salvador - Proprietários da R&C Brindes, em Salvador, há nove anos, Rui Bandeira, 42, e Cleide Bandeira, 40, calculam um incremento de, aproximadamente, 20% na receita após a formalização. Eles perderam alguns clientes por não terem nota fiscal em nome da empresa, mas não devem ter dificuldade em retomá-los depois de se cadastrarem no Empreendedor Individual (EI).

“Graças à credibilidade no mercado, as portas ficaram abertas para a gente reativar esses contatos, pois com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos você transmite mais segurança”, assinala Rui. A fábrica, situada na própria casa deles, em Fazenda Grande III, produz saquinhos que funcionam como lixeiras para automóveis, além de flanelas personalizadas.

Rui e a esposa foram os primeiros empresários a chegar à tenda do Sebrae no estacionamento do Supermercado Atacadão, em Cajazeiras, convidados por carro de som e pernas de pau munidos de megafones. A empresária elogiou a iniciativa do Sebrae de ir até o bairro. “Esse posto instalado aqui foi uma bênção, pois já estávamos indo ao centro da cidade fazer o cadastro”, disse Cleide. A estrutura, que foi montada ontem (18), vai ficar no local até 30 de outubro. Espera-se atender cerca de 300 pessoas que trabalham por conta própria na região de Cajazeiras.

Para o diretor de Suporte do Sebrae na Bahia, Antônio Marcos de Almeida, o registro como Empreendedor Individual é o primeiro passo para o desenvolvimento dos negócios. Ele fez questão de ressaltar importantes parcerias nesse trabalho de formalização, com o Ministério da Previdência Social e Banco do Brasil (BB).

Cuidados especiais

O gerente da agência do BB de Cajazeiras, Sandro Romero, afirma que o banco tem o intuito de atender a esse público de forma efetiva. “É característica nossa ter cuidados especiais com empreendedores individuais”. Dentro desse contexto, Romero atenta também para o trabalho de orientação que eles recebem. “Muitas vezes, o empresário, empolgado com a formalização, quer dar saltos maiores do que pode e nós tentamos trazê-lo para sua realidade, para que possa extrair o máximo dela”, disse.

O Mutirão do Empreendedor Individual na Bahia acontece até o dia 30 de novembro, com meta de legalizar 30 mil trabalhadores por conta própria. Para reforçar o Mutirão, o Sebrae montou duas tendas em locais de grande movimentação em Salvador, que funcionam de 9h às 19h. Uma está na Praça Newton Rique (em frente ao Shopping Iguatemi) e a outra no bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos da capital baiana, no estacionamento do Supermercado Atacadão.

Cada tenda possui seis terminais de computador para realizar o cadastro dos empreendedores individuais, além de uma sala de espera e área para atendimento coletivo, onde são realizadas palestras para que o trabalhador tire dúvidas antes de fazer o registro.

A Bahia, até o dia 17 de outubro, tinha registrado 45.391 empreendedores individuais, sendo o quarto estado em número de registros, apesar de ter tido acesso ao Portal do Empreendedor somente em fevereiro deste ano

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário