terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ambulante troca Bolsa Família por sonho de abrir empresa

Notícias

GeraldoTito Silva se cadastra como Empreendedor Individual durante mutirão realizado na região do Iguatemi, em Salvador

Carlos Baumgarten

Salvador - Na movimentada região do Iguatemi, em Salvador, o vendedor ambulante Geraldo Tito Silva comercializa balas, paçocas e picolés. Há nove anos ele está no ofício, sempre com o sonho de se desenvolver como comerciante e montar uma sorveteria. Porém, na informalidade, Geraldo via obstáculos para levar em frente o projeto. Então, surgiu a oportunidade de se cadastrar como Empreendedor Individual, que, sem burocracia e altos custos, dá ao trabalhador por conta própria a possibilidade de sair do anonimato e de entrar no mercado como pessoa jurídica.

Geraldo aproveitou o mutirão da Semana do Empreendedor Individual, realizado pelo Sebrae na região do Iguatemi – que começou ontem e segue até sábado (23) –, para registrar seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). “Eu já tinha ouvido falar do Empreendedor Individual, mas dispunha de pouco tempo para tirar dúvidas sobre o assunto”, disse. Com a ação promovida pelo Sebrae, ele pôde participar de uma palestra e, logo em seguida, cadastrou-se. “É sempre bom  obtermos o máximo de informações possíveis”, afirmou.

O vendedor ambulante era beneficiado pelo programa Bolsa Família há apenas oito meses. Mesmo assim, optou por abrir mão do benefício para correr atrás de seu sonho. “Sempre tive vontade de ser empresário. Meu sonho maior é montar uma sorveteria”, revelou. Agora, com o CNPJ em mãos, Geraldo tem a possibilidade de acessar linhas de crédito de bancos oficiais a taxas diferenciadas. “Estou planejando comprar uma máquina de sorvete”, informou.

Caminho certo

O vendedor passa agora a contribuir com o INSS, tendo acesso a benefícios da Previdência Social. “Isso nos dá uma segurança maior no trabalho”, acredita. Geraldo tem a certeza de que escolheu o caminho certo saindo da informalidade. “Faltava apenas oportunidade para poder crescer e encontrei isso com o Empreendedor Individual”, destacou. Formalizado, ele garante que vai passar as informações aos colegas de trabalho. “Tenho certeza de que muitos colegas vão querer se legalizar para poderem crescer”, concluiu.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, visitou o mutirão no Iguatemi. Ele conversou com trabalhadores e fez questão de esclarecer dúvidas sobre o Empreendedor Individual, programa que considera um grande avanço para a economia dos pequenos negócios. Edival destacou a todos que o Sebrae é parceiro desses trabalhadores e que serão oferecidos cursos e consultorias para o desenvolvimento do negócio. “Hoje, na Bahia, temos um público de cerca de 750 mil informais que, sem burocracia, podem mudar sua realidade. Estar formalizado, emitir nota fiscal, ter o amparo do INSS, tudo isso mexe com autoestima das pessoas, que têm a possibilidade de crescer e ampliar seus mercados”, afirmou.

Além de Edival Passos, estiveram presentes ao mutirão o diretor de suporte do Sebrae na Bahia, Antônio Marcos de Almeida, e o coordenador da Unidade Regional Metropolitana da instituição, Richard Alves. Além do Iguatemi, outro grande mutirão está sendo realizado em Salvador, no bairro de Cajazeiras, sendo que este prossegue até o dia 30 de novembro. Outros mutirões acontecem em diversos municípios da Bahia desde o início do mês e seguem também até o dia 30 de novembro.

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário