quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Formalização dispara na Semana do Empreendedor Individual

Notícias

Rio de Janeiro contabiliza 397 formalizações e o Distrito Federal 370; a procura é grande em todos os estados

Dilma Tavares

André Telles

Atendimento do Sebrae Rio durante a Semana do Empreendedor Individual

Brasília
- Algumas unidades da Federação já despontam com número significativo de formalizações realizadas na Semana do Empreendedor Individual, a mobilização nacional do Sebrae que começou na segunda-feira (18) e prossegue até sábado (23). Entre eles o Rio de Janeiro, o Distrito Federal, o Rio Grande do Sul, o Mato Grosso do Sul e Goiás.

Até a tarde desta terça-feira (19) o Rio de Janeiro contabilizava 397 empreendedores formalizados. No estado há tendas em 35 municípios, incluindo a capital. De acordo com o gerente de atendimento individual do Sebrae Rio, Rodrigo Otávio Brantes, na capital a estrutura conta com apoio inclusive da prefeitura para a realização de consulta prévia de localização. “Quem se formaliza aqui sai sabendo que vai poder exercer a atividade e ninguém vai mexer com ele”.

O Sebrae no Distrito Federal contabilizava, nesta terça-feira (19), 374 formalizados, dos quais 351 registrados só na tenda instalada na praça central da cidade de Ceilândia, área de grande concentração de informais e que tem recebido registros de várias outras cidades do Distrito Federal. “A procura continua grande”, constatou o gerente de Atendimento Individual do Sebrae local, Ary Ferreira Júnior.

O Rio Grande do Sul recebeu, até a noite de segunda-feira (18), 105 registros de formalização. Esta é a segunda vez que ocorre esse tipo de mobilização no estado. A primeira foi em julho e serviu de modelo para a mobilização nacional que está acontecendo agora. O estado tem tendas instaladas em quatro cidades: a capital, Porto alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria e Pelotas. “A procura por informação é tanta que em Novo Hamburgo, por exemplo, estamos distribuindo senha para organizar a fila”, diz a gestora do Empreendedor Individual do Sebrae no Rio Grande do Sul, Márcia Ferran.

No Mato Grosso do Sul, na segunda-feira, 100 empreendedores foram formalizados na tenda instalada na praça central de Campo Grande, onde o Sebrae conta com a parceria do governo do estado para expedir a inscrição estadual. “Nossa meta é conseguir 800 a 900 formalizações até sábado”, diz a gerente de Atendimento Individual do Sebrae Mato Grosso do Sul, Leandra Oliveira da Costa. Ela aposta na ampla divulgação que a mobilização está produzindo sobre a figura jurídica do Empreendedor Individual no estado. “Estávamos com uma média de sete registros ao dia e só na segunda-feira fizemos 100”, anima-se.

Goiás contabilizava, na segunda-feira (18), 98 formalizados e 830 atendimentos numa tenda montada no estacionamento de um shopping da capital, Goiânia. O Sebrae Goiás conta com a participação de parceiros como instituições bancárias, equipes do INSS e das prefeituras de Goiânia e de do município de Aparecida de Goiânia, onde a tenda está instalada, na divisa com a capital.

“A expectativa é que nessa semana consigamos entre três mil e cinco mil formalizações”, adianta o coordenador do Programa Estadual de Empreendedorismo Empresarial do Sebrae Goiás, Bruno Fleury. Ele destaca a importância da mobilização lembrando que, mesmo não havendo registro imediato durante a Semana do Empreendedor Individual, os atendimentos contribuem para que as solicitações continuem nas semanas seguintes. “Devemos fazer entre oito mil e 10 mil atendimentos só esta semana”.

A Semana do Empreendedor Individual é promovida pelo Sebrae, com o apoio de parceiros, para ampliar informações e mobilizar o País visando ampliar a formalização por meio do Empreendedor Individual. O objetivo imediato é contribuir para a aproximação da meta nacional de um milhão de registros até o fim deste ano.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106, 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário