quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mais de mil sergipanos saem da informalidade

Notícias

As três tendas armadas em Sergipe na semana passada estiveram cheias de cidadãos interessados em se tornar Empreendedor Individual

Bruno Leonel

Alfredo Moreira

Empreendedores cadastrando-se no EI

Aracaju
- Sergipe participou da Semana do Empreendedor Individual (dias 18 a 23 de outubro) com três tendas armadas nas praças General Valadão, em Aracaju, João Pessoa, em Itabaiana, e Filomeno Hora, em Lagarto. Os Agentes de Orientação Empresarial que trabalharam nas tendas assessoraram 1.158 empreendedores na formalização de seus negócios.

O maior número de empresas formalizadas foi na capital, Aracaju, com 964 empreendimentos. Em Lagarto foram registrados 79 novos empreendimentos e em Itabaiana mais 115 novos negócios formais foram cadastrados. Comércio de vestuários foi a opção mais cadastrada pelos empreendedores individuais.

O superintendente do Sebrae Sergipe, Emanoel Sobral, ficou satisfeito com o resultado. “A meta do Sebrae Sergipe é de formalizar dez mil empreendedores individuais até o final de dezembro de 2010. Somente na Semana do EI conseguimos atingir quase 12% da nossa meta anual. Na verdade, o resultado da semana superou nossa expectativa”.

Empreendedores

As tendas foram procuradas por empreendedores como Josélia Lima de Santana, que há quatro anos trabalha fornecendo marmita, quentinhas e lanches. Josélia precisava ter CNPJ para emitir nota fiscal, pois só assim teria condição de fornecer alimentos para empresas e expandir o negócio.

Para Josivaldo Couto Melo, que possui uma pizzaria em casa, a maior vantagem de se tornar EI é ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Já Genivaldo dos Santos Silva, que presta serviços de chaparia e pintura, quer melhorar a estrutura do seu local de trabalho. Tonando-se EI, ele poderá ter acesso a linhas de crédito especiais e realizar seu sonho.

Para os vendedores Manoel Augustinho e Kleberton Kleyton, que trabalham como ambulantes no centro de Aracaju. o Empreendedor Individual vem suprir uma importante necessidade do autônomo. A dupla aproveitou a tenda para formalizar seus negócios e ter direito a aposentadoria e auxílio doença.

“As três tendas foram bastante procuradas e as equipes realizaram excelente trabalho. Vale destacar a ação na tenda de Lagarto, onde o Escritório Regional do Sebrae fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal, permitindo que cada empreendedor informal que se torna-se Empreendedor Individual saísse já com uma conta na Caixa”, diz Emanoel Sobral.

Realização

A Semana do Empreendedor Individual é uma ação do Sebrae. Em Sergipe são parceiros o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banese, Banco do Nordeste, Prefeitura de Aracaju, Ceape e Previdência Social.

Serviço:
Sebrae em Sergipe – (79) 2106-7700
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário