terça-feira, 5 de outubro de 2010

Municípios pernambucanos inundados recebem Jornada do Empreendedor Individual

Notícias

Ação vai tratar sobre formalização de empreendedores individuais e acontece simultaneamente em 12 cidades

Do Sebrae/PE

Recife - De acordo com estudo realizado pelo Sebrae em Pernambuco, nos municípios do estado mais atingidos pelas enchentes do mês de junho deste ano, 68% dos empreendimentos afetados são informais e, por isso, não têm acesso a benefícios de uma empresa legalizada. Para levar informações sobre o processo de formalização do Empreendedor individual (EI) e suas vantagens, o Sebrae Pernambuco realiza, entre os dias 6 e 8 de outubro a Jornada do Empreendedor Individual, especialmente planejado para as cidades atingidas pelas chuvas.

A ação faz parte do Projeto Reconstruir Pernambuco e acontece, simultaneamente, nos municípios de São Benedito do Sul, Primavera, Cortês, Jaqueira, Vitória de Santo Antão, Maraial, Correntes, Palmares, Barreiros, Água Preta, Catende e Barra de Guabiraba.

A iniciativa traz uma programação que inclui a palestra Empreendedor Individual: como formalizar, abordando as vantagens da nova pessoa jurídica e o passo a passo para o cadastro no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), além orientações para crédito e gestão de negócios. Também haverá atendimento para os interessados em se formalizar durante o evento.

A participação é gratuita e as inscrições acontecem nos locais do evento por ordem de chegada. Mais informações pelo 0800 570 0800, de segunda a sexta feira, das 8h às 20h.

Panorama - Participaram do estudo, empreendido pelo Sebrae Pernambuco, 3.962 empresas dos municípios de Palmares, Barreiros, Água Preta, Catende, Correntes, Vitória de Santo Antão, Cortês, Primavera, Jaqueira, São Benedito do Sul, Barra de Guabiraba e Maraial, estando 2/3 delas localizadas nas duas primeiras cidades.

Segundo o estudo, apenas 3,6% dos empreendimentos pesquisados não paralisaram as atividades depois das enchentes. O material mostra, ainda, que 85,7% das empresas tiveram perdas de mercadorias, 67,5 % perderam máquinas e equipamentos, 39,7 tiveram danos à estrutura física e 27,5 perderam insumos.

Em termos de investimentos, os danos também foram grandes. Os empreendimentos perderam 82% dos valores investidos em mercadorias, insumos, estrutura física e máquinas e equipamentos. Outros impactos das enchentes apontados no estudo foram a diminuição nas vendas, citada por 94,8%, atraso no recebimento e entrega de mercadorias (50%) e perdas de documentos (25%).

Atendimento - Através dos Núcleos de Atendimento Empresarial (NAE) e dos Núcleos de Atendimento Temporário (NAT), o Sebrae em Pernambuco dá continuidade ao plano de ações em assistência às micro e pequenas empresas afetadas pelas fortes chuvas, que atingiram a Mata Sul do estado, no mês de junho.

Os NAE estão instalados nas quatro cidades em estado de calamidade, que apresentam situação mais grave: Catende, Água Preta, Palmares e Barreiros. Já os pontos temporários realizam atendimento nos municípios de Maraial, Correntes, São Benito do Sul, Barra de Guabiraba, Cortês, Primavera, Vitória de Santo Antão e Jaqueira, os quais também integram a lista de cidades em estado calamitoso.

Nos núcleos, os empresários afetados pelas chuvas recebem palestras sobre formalização e preenchimento de cadastro do Empreendedor Individual, têm acesso aos documentos da empresa através do sistema da Jucepe e a um levantamento de perdas. O local também oferece atendimento especializado de Orientação Empresarial, que aborda elementos básicos financeiros, oportunidades de negócios, vendas e planejamento e realiza consultoria especializada (produto, processo, estratégia de mercado).

O Sebrae também atua junto a órgãos estaduais e federais, no sentido de conseguir prorrogação do prazo para o pagamento de impostos das empresas situadas nas regiões atingidas, que tiveram a estrutura danificada pelas enchentes. Nesta ultima semana, instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, já liberaram empréstimos para os empreendedores prejudicados. Nos NAE e NAT, os empresários também podem obter informações sobre como conseguir crédito para reerguer seus negócios.

Serviço:
Sebrae em Pernambuco –(81) 2101-8400
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário