quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dona de restaurante sai da informalidade, faz sucesso e vira exemplo

Notícias

Mary Carvalho Menezes, que já tem faturamento superior a R$ 3 mil, destaca que as portas se abriram com o Empreendedor Individual

Carlos Baumgarten

Carlos Baumgarten

Mary aumentou o faturamento e conseguiu empréstimo para ampliar o negócio

Salvador
- A informalidade é grande no setor de gastronomia na Bahia, mas essa realidade começou a mudar com o Empreendedor Individual. Mary Carvalho Menezes, 45, mãe de três filhos e com dois netos, resolveu se formalizar, de olho na ampliação de seu empreendimento, já que, com CNPJ, pode emitir nota fiscal e ter acesso a linhas de crédito. Em menos de um ano, ela já vai sair da condição de Empreendedora Individual para enquadrar-se como microempresa, já que seu faturamento é superior a R$ 3 mil.

Dona do restaurante Recanto de Mary Mar, que fica em frente à Praia de Inema, em São Thomé de Paripe, bairro afastado de Salvador, a empreendedora atende em sua casa grupos de turistas selecionados, onde serve feijoada de mariscos, escondidinho, moquecas e outros pratos típicos. Mary conta que passou por muitas dificuldades, principalmente para comprar produtos, por não ter CNPJ. “Sair da informalidade trouxe muitas oportunidades”, diz a empreendedora.

Há muito tempo, Mary queria investir na ampliação do seu negócio. Entretanto, vivia pegando empréstimo de agiotas, que cobravam juros de 30% ao mês. “Com essas dívidas, não tinha como eu fazer o investimento”, afirma. Formalizada, ela agora tem acesso a linhas de crédito com taxas diferenciadas. “Já fui a um banco e tive um financiamento aprovado. Isso mostra como é importante sair da informalidade”.

Ela vai investir em uma cozinha industrial para o seu estabelecimento. A empresária afirma que, com o crescimento de seu negócio, pode também beneficiar outras pessoas. “Eu procuro trabalhar com mão-de-obra aqui da região de São Thomé de Paripe. Com o investimento, posso continuar atuando, também, para promover a geração de emprego e renda em meio à nossa comunidade”.

Mary foi formalizada pelo superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, durante o Festival Brasil Sabor, em maio passado, quando também se associou à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A partir daí, segundo ela, o negócio não parou de crescer. O sucesso é tanto que Mary foi convidada para participar do programa Mais Você, da Rede Globo. “Recebi todas as orientações que precisava e, graças a esse incentivo, pude aprimorar a gestão do meu negócio”.

A empresária revela que, pelas dificuldades impostas no período em que era informal e ainda por estar na mão de agiotas, não tinha visão estratégica para se desenvolver. “A verdade é que eu tinha medo de crescer, medo de arriscar, medo de investir, pois não tinha nenhuma garantia. Com a formalização, isso acabou e posso seguir em frente com a certeza de um futuro melhor”, conclui.

Serviço:
Sebrae na Bahia – (71) 3320-4300
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário