quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comerciante formaliza negócio e vira microempresa

Notícias

Eraldo Ramos, dono da Curva do Biscoito, na Cidade de Deus, já pensa em abrir uma filial para ampliar negócio

Regina Mamede

Rio de Janeiro - Doces, batata frita, biscoito, refrigerante e cerveja são alguns dos mais de oitenta itens vendidos na Curva do Biscoito, na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro. Como fica aberta até às 3h da manhã, a loja, formalizada em março passado, é uma referência no local. O movimento tem sido tão intenso que o negócio já está mudando de status: de empreendedor individual, que prevê faturamento de até R$ 36 mil ao ano, para micro empresa, que pode faturar até R$ 240 mil/ano.

Eraldo Ramos, proprietário, registrou a loja no nome dos filhos para eles possam trabalhar por conta própria e administrar o negócio. A abertura de uma filial é um dos planos imediatos, porque não há espaço físico para crescer.

Ter sucesso na Cidade de Deus, bairro que já foi completamente dominado pelo tráfico, era impensável para Eraldo. “Morava aqui perto, mas nunca tinha vindo aqui. Uma única vez, tive de passar em frente e os bandidos tentaram incendiar o meu carro. Dei graças a Deus por sair vivo”, conta.

A Cidade de Deus foi construída em 1960, como parte da política de remoção de favelas de outras áreas da cidade. Mas o que era para ser um bairro tranqüilo, logo virou um dos mais violentos redutos do tráfico. Essa situação só começou a mudar em fevereiro de 2009 com a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora. Mesmo assim, Eraldo levou um ano até acreditar que a presença do Estado era para valer. Para ele, o maior atrativo é o mercado consumidor. A estimativa é que o bairro tem 45 mil habitantes.

O medo não faz mais parte da rotina. Como sinal de normalidade, ele cita a entrada de fornecedores de grandes empresas, dos quais compra diretamente, graças ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ, e exibe orgulhoso a máquina de cartão de crédito.

Para garantir o sucesso do negócio, Eraldo não descuidou do aprendizado. “Minha primeira providência foi ir atrás do Sebrae. Aprendi muita coisa boa sobre administração e agora, tenho recebido muita orientação para legalizar o negócio como micro empresa. A gente ganha tempo e fica mais confiante no passo que vai dar”, afirma.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias:
(61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/Sebrae

Sebrae do Rio de Janeiro (21) 2212-7971
Curva do Biscoito (21) 3684-1923

Fonte: Agência Sebrae

Um comentário:

  1. Para o sucesso e a continuidade de um novo negócio é fundamental a análise e gestão do fluxo de caixa.
    É com o propósito de auxiliar o novo empreendedor na gestão da sua empresa é que nasceu o MEU PRIMEIRO SOFTWARE.
    É uma solução simples, inovadora, com design e ergonomia modernos, permitindo fácil aprendizado e agilidade nas tarefas do dia-a-dia.
    Com a nossa solução, administradores e donos de empresas economizam dias de trabalho e recebem informações privilegiadas do seu negócio.
    Além dos relatórios focados em informações estratégicas para tomadas de decisões, os usuários encontram telas simplificadas de fácil aprendizado.
    Você também pode economizar dias de trabalho com planilhas e relatórios e investir este tempo no planejamento de sua empresa.
    Experimente Grátis por 30 dias, em: www.meuprimeirosoftware.com.br

    ResponderExcluir