sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sebrae na Bahia orienta para entrega de declaração

Notícias

 

Instituição dá apoio a empresários no preenchimento de dados para serem encaminhados à Receita Federal

 

Renata Smith

Ilhéus - Intensificar a divulgação na mídia local e consolidar parcerias para facilitar a vida do Empreendedor Individual (EI) são ações estratégicas da unidade regional do Sebrae no sul da Bahia para alcançar as metas de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) e evitar o descumprimento da exigência legal. Nos 27 municípios da regional, 4.270 trabalhadores registrados no mutirão do EI são obrigados a declarar rendimentos. Os resultados já começam a aparecer. A média diária de atendimento no posto de Ilhéus aumentou em 100%, totalizando 498 declarações naquela unidade até o momento.

 

Somado aos postos da prefeitura, da Central de Abastecimento e do município vizinho de Itabuna, o registro chega a 900 declarações, o que representa 21% da meta local. “Esse não é o índice ideal, mas a tendência aponta crescimento”, analisa Renato Lisboa, coordenador da regional do Sebrae.


Mesmo sabendo da ampliação do prazo, o comerciante de artigos de joalheria Yure Lima Ramos, de Ilhéus, não quis deixar a declaração para fevereiro. Procurou o Sebrae no município esta semana e comprovou rendimentos. A divulgação das informações sobre o imposto está sendo intensificada nos veículos da imprensa regional para orientar o empreendedor sobre as formas e prazos da declaração.

 

Parcerias
A empreendedora do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios Zélia Moreira da Rocha soube pela imprensa que é obrigatório declarar rendimentos e foi informada que aqueles que não cumprirem a exigência vão pagar multa de R$ 50 à Receita Federal e podem perder os benefícios previdenciários, além de terem o registro cancelado. “Agora que estou informada, vou procurar ajuda no Sebrae”, afirma.

 

As parcerias com o Conselho Regional de Contabilistas (CRC) e prefeituras também agilizam o processo na medida em que oferecem orientação especializada e ampliam os pontos de atendimento com terminais de computador para fazer a declaração. Para quem tem domínio do ambiente virtual e pode atender sozinho às exigências da Receita Federal basta acessar diretamente o site www.receita.fazenda.gov.br.

 

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367 - www.ba.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

 

Fonte: Agência Sebrae

 

Um comentário:

  1. Por que apesar do aviso, vcs não disponibilizam o link que direciona para a página exata onde podemos fazer a declaração?
    No Portal do Empreendedor nem tem essa informação!

    ResponderExcluir