terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Em Juazeiro, 27 escritórios de contabilidade realizam declaração anual de rendimentos

Notícias

Sebrae Bahia tem sensibilizado trabalhadores na região norte do estado para a importância de apresentar a declaração à Receita Federal

Juliana Souza

Salvador - Os técnicos do Sebrae Bahia lotados no Escritório Regional de Juazeiro, no norte do estado, estão preparados para atender a demanda referente à Declaração Anual de Rendimentos dos empreendedores individuais à Receita Federal.

Desde o início do ano, o movimento no ponto de atendimento tem sido intenso, com muitos trabalhadores buscando orientações e já realizando a declaração, que é obrigatória e deve ser entregue até o dia 31 de janeiro. Além do Sebrae, os empreendedores podem procurar escritórios de contabilidade credenciados para fazer o serviço.

Em Juazeiro, há 27 empresas aptas a fazer gratuitamente a declaração anual para os Empreendedores Individuais. A Etecol – Empresa Técnica em Contabilidade, localizada no centro da cidade, tem atendido empreendedores diariamente. “A maioria é dos setores de confecção e lanchonetes”, conta a funcionária Rita de Cássia Oliveira.

O tempo médio para fazer cada declaração é de apenas cinco minutos. Quando os empreendedores levam pronto o relatório mensal das receitas brutas, o trabalho é ainda mais facilitado. “Quando não trazem, a gente orienta como fazer e até aqui no escritório o documento pode ser preenchido”, lembra Rita de Cássia.

Até mesmo os empreendedores que não registraram nenhuma movimentação financeira devem fazer a Declaração Anual de Rendimentos. O documento tem caráter informativo à Receita Federal.

O pintor de imóveis Ailton Menezes, que formalizou sua atividade em novembro, foi um dos primeiros a procurar o Sebrae Bahia em Juazeiro para fazer a declaração, logo no primeiro dia útil do ano, 3 de janeiro. Mas uma falha no sistema da Secretaria da Receita Federal não permitiu que o processo fosse finalizado. Ailton, entretanto, garantiu que vai retornar para encaminhar a sua declaração e evitar qualquer restrição junto à Receita.

Aos 40 anos de idade, sem nunca ter contribuído para a Previdência Social, o pintor, mesmo com o pequeno contratempo no começo do ano, não tem do que reclamar. “Estou muito satisfeito com minha inscrição como Empreendedor Individual. Como empresa, espero aumentar minha atuação profissional”, diz Ailton, que já tem 21 anos de trabalho na área.

Em Juazeiro e região, os técnicos do Sebrae Bahia já começaram a convocar os empreendedores individuais para fazerem suas declarações. “Estamos enviando o lembrete aos veículos de comunicação para que nos auxiliem nesse chamamento e aproveitando espaços na programação jornalística para falar sobre o assunto”, aponta a coordenadora regional, Jussara Oliveira.

Palestras em Paulo Afonso

A cidade de Paulo Afonso, atendida pela mesma unidade regional do Sebrae Bahia em Juazeiro, tem mais de 700 empreendedores individuais registrados que serão convocados para uma série de palestras. Estão programados sete encontros, com início no dia 13 e término em 27 de janeiro. Os encontros serão na Associação Comercial do município e no SESC (Serviço Social do Comércio), onde técnicos do Sebrae Bahia falarão sobre a importância da declaração à Receita Federal e como fazer mensalmente o relatório das receitas brutas, além de simular uma declaração anual de rendimentos.

Serviço:
Sebrae na Bahia – (71) 3320-4300
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário