quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Músico punk pernambucano vira Empreendedor Individual

Notícias

Cannibal, da banda Devotos, se registra na categoria para ter direito a benefícios sociais

Fausto Muniz

 

Recife - Para trabalhadores que vivem da própria arte, a palavra estabilidade soa como algo distante da realidade. A nova modalidade jurídica do Empreendedor Individual veio mudar as perspectivas de quem trabalha por conta própria e nos mais variados ofícios. A possibilidade de garantir a si mesmo a chance da aposentadoria, um dos benefícios do cadastro na Lei, levou o músico Marcone de Souza Santos, mais conhecido como Cannibal, a procurar o Sebrae para formalizar seu empreendimento.

 

Há mais de 20 anos, Cannibal solta a voz como vocalista da banda de punk hardcore Devotos. Original do bairro de Alto José do Pinho, no Recife, o grupo também é formado por Celo Brown, baterista, e Neilton, na guitarra. Para Cannibal, uma das maiores vantagens de ter conseguido o registro foi vender com nota fiscal produtos relacionados à banda, como camisetas. “Assim como em outras profissões, o trabalhador de música também presta serviços relevantes à sociedade. Levamos arte, reflexão, diversão e entretenimento ao grande público, o que torna nossa categoria tão importante quanto outras”, destaca.

 

O artista também ressalta outros ganhos obtidos na Lei por meio da formalização, como auxílio-maternidade e auxílio-doença, e reforça a necessidade de seus colegas de profissão estarem atentos às novidades. “Para o trabalho do artista ser sustentável e ter longevidade, ele também precisa do mínimo de condições e de garantias perante os serviços públicos. Isso é ainda mais importante para quem possui uma obra alternativa, diferente dos padrões impostos pela indústria cultural”, afirma o cantor.

 

Rádio comunitária

Em parceria com outras bandas do Alto José do Pinho, a “Devotos” lançou a Ong Alto-Falante, no ano de 2002, que já conta com registro oficial. Por meio da programação da rádio comunitária homônima, a iniciativa toca o melhor da produção local, além de promover discussão sobre os principais problemas que afetam seu dia a dia.

 

O músico confirma a importância do veículo para o desenvolvimento local. “Posso afirmar que a Rádio Alto-Falante serve como incentivo à melhoria da autoestima da população do bairro. Graças a ela surgiram grupos culturais importantes para o enriquecimento artístico do Alto, como a Cia. de Teatro José do Pinho, o Asilo José do Pinho e o ‘Apoeses’, que reúne, de tempos em tempos, os poetas da região para encontros e recitais”, conta.

 

Serviço:

Sebrae em Pernambuco - (81) 2101.8499 - www.pe.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

 

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário