terça-feira, 3 de agosto de 2010

Programa do empreendedor individual supera expectativas

Notícias

Pelo projeto, os agentes de crédito da São Paulo Confia não ofereceram apenas o dinheiro, mas também a possibilidade de formalizar o negócio

Daniel Junqueira

Lançado em maio, a Maratona do Microempreendedor Individual (MEI) se encerrou no sábado (31) superando as expectativas da São Paulo Confia. O programa tinha como objetivo tirar mil empreendedores da informalidade, e esse número foi superado. "Chegamos a 17% dos clientes em um prazo pequeno", conta o presidente do conselho administrativo da São Paulo Confia, Hugo Duarte. Atualmente, o programa é líder no mercado de microcrédito na capital paulista e conta com mais de 9 mil clientes. O sucesso da maratona faz a São Paulo Confia sonhar alto. "Em até um ano esperamos atingir 100% dos clientes", prevê Duarte.

Pelo projeto, os agentes de crédito da São Paulo Confia não ofereceram apenas o dinheiro, mas também a possibilidade de formalizar o negócio. "Muitos não acreditam que podem se aposentar por tempo de trabalho. Uma mulher de 45 anos começa agora um negócio e pode se aposentar daqui a 15 anos. Temos uma cartilha explicando claramente isso", explica Duarte. "É um incentivo muito bom e com muito valor para a população. Ajuda a montar a própria vida", finaliza. Para formalizar o negócio pela São Paulo Confia, os microempreendedores devem se dirigir a um dos Centros de Apoio ao Trabalhador (CAT), a uma agência do Sebrae ou mesmo a uma das agências do programa e procurar um agente de crédito, que está preparado tirar dúvidas.

Capacitação

A São Paulo Confia conta com um novo projeto que visa auxiliar na formação de agentes de crédito, profissão que foi regularizada no começo do ano pelo governo federal.

A proposta é capacitar agentes de crédito não só para atuarem pela São Paulo Confia, mas também para o mercado de microcrédito em geral. Será um curso de 360 horas para 80 alunos. Destes, 60 serão contratados pela São Paulo Confia, e o restante estará disponível para o mercado. Os selecionados receberão uma bolsa auxílio durante o curso.

"Vamos tentar buscar universitários que deixaram de estudar e não conseguem voltar para os cursos para acender uma chama para o mercado de trabalho", conta Duarte. "As vagas serão regionalizadas. Quem mora em Campo Limpo, por exemplo, terá vagas para Campo Limpo."

O curso contará com apostilas e material desenvolvido pela São Paulo Confia. Além disso, os agentes de crédito receberão cartilhas com linguagem simples e figuras para entregar aos microempreendedores, ensinando noções básicas de finanças, contabilidade, legislação trabalhistas, entre outras coisas.

O projeto também visa atingir as mulheres, dando um enfoque diferente na formação das agentes. "Destinaremos 50% das vagas para as mulheres. Elas serão preparadas para trabalhar no porta a porta, já que a disposição das pessoas para ouvir mulheres é maior. Enquanto isso, os homens vão incentivar o comércio", explica.

A criação do curso ainda está para ser aprovado e a abertura das inscrições deve começar em agosto. A idade mínima é 18 anos com ensino médio completo.

Outro projeto previsto para os próximos meses é a realização de um evento para mostrar equipamentos que podem ser usados por microempreendedores. Feito em parceria com a indústria, a mostra teria, por exemplo, modelos de forno para serem usados em pizzarias. Duarte espera que a feira aconteça em novembro na capital paulista.

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário