quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Empreendedor Individual tira 1,5 mil da informalidade

Notícias

Podem se formalizar através do empreendedor individual as pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 36 mil por ano

Da Redação

Cerca de 1.500 pequenos negócios saíram da informalidade em Campina Grande, de fevereiro a julho de 2010, através do Programa Empreendedor Individual, desenvolvido pelo Sebrae-PB. Foi o que informou Gerlane de Sousa Farias Melo, gestora local de projetos do Sebrae, e que participa desde ontem de mais uma mobilização do órgão.

A exemplo do que já foi feito no centro da cidade, e no populoso bairro das Malvinas, na zona oeste, o Sebrae deu mais um passo para o registro de comerciantes que desejam sair da informalidade se tornando empreendedores individuais. Ontem e hoje os pequenos empreendedores interessados em se regularizar estão sendo atendidos na Vila Olímpica. No local eles recebem esclarecimentos e assistem a palestras.

Além dos moradores de José Pinheiro, os residentes nos bairros vizinhos que tenham qualquer tipo de comércio podem tirar suas dúvidas com os técnicos do Sebrae, sobre como fazer para sair da informalidade, fazer seu registro e desfrutar dos benefícios concedidos pela Lei Geral das Microempresas.

Podem se formalizar através do empreendedor individual as pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 36 mil por ano. A formalização é feita de forma gratuita, através do Portal do Empreendedor. Os benefícios para quem se legaliza são muitos, entre eles, aposentadoria, auxilio maternidade e o CNPJ da empresa. São 439 categorias que se enquadram no Empreendedor Individual, entre elas, cabeleireiros, manicures e feirantes.

Mais perto

A mobilização nos bairros busca atender toda a cidade levando o Sebrae para mais perto da população contribuindo para a formalização de novos empreendimentos na cidade. “A partir do momento que saímos da agência rumo aos bairros, estamos encurtando a distância entre o Sebrae e os empreendedores, apoiando as pessoas no desenvolvimento de seus negócios, desde a abertura do mesmo”, explicou Nilvânia Silva, analista técnica do setor de orientação empresarial. A ação vai contar ainda com representantes de instituições parceiras como a Junta Comercial e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tiram dúvidas dos interessados.

Fonte: Correio da Paraíba – PB

Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário