quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ex-aluna do projeto ViraVida adere ao Empreendedor Individual

Notícias

Com apoio do Sebrae e parceiros, Kleitiane Silva do Nascimento formaliza sua pequena loja de confecção no Rio Grande do Norte e prepara voos mais altos no mundo empresarial

Regina Xeyla

Brasília - Ser empresária. Este sempre foi o sonho de Kleitiane Silva do Nascimento, 23 anos, moradora da Ilha do Camarão, no Rio Grande do Norte. Com muita força de vontade a jovem conseguiu sair de uma situação de risco de exploração sexual e montou seu próprio empreendimento no setor de confecção. Ela agora é proprietária de uma loja de roupas. No início, Kletiane começou na informalidade, situação mudada neste mês, quando se tornou empreendedora individual. Saiba mais sobre esta figura jurídica no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

A jovem conseguiu a nova oportunidade a partir do projeto Viravida, criado há dois anos pelo Conselho Nacional do Sesi e desenvolvido com o apoio do Sistema S (Senac, Sesc, Sebrae, Senai, e Sescoop) em parceria com Organizações Não-Governamentais. O grande diferencial do Projeto é que o jovem pode optar por ser inserido no mercado ou trilhar o caminho do empreendedorismo. No dia 17 deste mês, o projeto irá formar mais quatro turmas no Rio Grande do Norte. “Cem jovens já passaram pelo projeto no estado. Na primeira etapa foram formados 29 e agora, na segunda etapa, serão 71 alunos”, informa Gilson Costa, coordenador do projeto pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (Sesi/RN).

Kletiane, moradora de Felipe Camarão, é a primeira jovem no País atendida pelo projeto a montar um negócio efetivamente formalizado. Com o apoio do Sebrae, conheceu a figura do Empreendedor Individual. “Fizemos um atendimento e tiramos todas as suas dúvidas. A empresa estava bem estruturada. Ela também foi orientada a fazer alguns cursos da Matriz de Soluções do Sebrae, como o Aprender a Empreender, Determinação Empreendedora e o Como Vender Mais e Melhor”, conta a coordenadora do ViraVida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, Flávia Ribeiro Alves.

Sucesso

O início não foi fácil, segundo lembra a empresária. Mas a jovem empreendedora conta que agarrou com todas as forças as oportunidades que foram surgindo. A experiência como sacoleira e a bolsa no valor de R$ 500 que recebia por fazer parte do Projeto ViraVida criaram um ambiente favorável para Kletiane dar os primeiros passos na montagem informal de uma pequena lojinha de confecção na comunidade de Passo da Pátria. O sucesso foi maior que o esperado. Ela lembra que em outubro de 2009 o faturamento chegou a R$ 3 mil.

Hoje ela comemora a abertura formal da sua mais nova loja, a 'Visualize', localizada no bairro Felipe Camarão. “Trabalho mais segura. Minha empresa tem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Agora vou poder disponibilizar serviços na minha loja que antes não eram possíveis por ser informal, como a disponibilidade de cartão de crédito”, diz Kleitiane. Para abastecer sua loja, ela traz roupas de Pernambuco e do Ceará, rotina que, segundo ela, está com os dias contados. Isso porque a jovem está colocando em prática o que aprendeu no curso de Desenho e Moda oferecido pelo ViraVida. “Eu desenho os modelos e a costureira monta as peças. Com isso, quero diversificar meu estoque  e aumentar o faturamento. Estou muito feliz”, comemora.

ViraVida

No projeto ViraVida a formação profissional do jovem ou adolescente é obtida simultaneamente com ações de educação básica continuada para elevação da escolaridade. O projeto já contabiliza 628 jovens e adolescentes atendidos, sendo 70% do sexo feminino. Do total dos atendidos: 181 jovens foram inseridos no mercado de trabalho; 158 participam de processo seletivo para ingressar no mercado de trabalho; e 227 alunos estão em processo socioeducatico (em sala de aula). Em junho, o número geral de evasão foi de 62 alunos.

O Projeto ViraVida atua em sete cidades de seis estados e do Distrito Federal: Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN), Belém (PA), Brasília (DF), Teresina (PI) e Salvador (BA). O projeto está em fase de implantação nas seguintes cidades: Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR).

Serviço:

Sesi no Rio Grande do Norte - (84) 3211- 4586
Sebrae no Rio Grande do Norte - (84) 3616- 7904

Projeto ViraVida - www.vivida.com.br

Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br

Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário