quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sebrae e parceiros unem esforços para divulgação do Empreendedor Individual

Notícias

Ações conjuntas vão contribuir para alcance de uma das principais metas da instituição, de formalizar mais de 1 milhão de empreendedores este ano

Tatiana Alarcon

Divulgação

Campanha divulga benefícios do Empreendedor Individual

Brasília -
O Sebrae está mapeando e articulando parcerias com instituições para fortalecer a divulgação do Empreendedor Individual (EI). A idéia é ampliar a base de entidades com acesso ao público-alvo do EI para formalizar o maior número possível de pessoas. Até o momento, Sebrae e parceiros já possibilitaram a legalização de mais de 420 mil profissionais autônomos. Uma das principais metas da instituição para o ano é contribuir com a formalização de 1 milhão de empreendedores.

Coordenada pela Unidade de Assessoria Institucional (Uari) do Sebrae, a ação teve início em julho, com levantamento de parceiros potenciais na estratégia de disseminação da figura jurídica. No mapeamento, a equipe constatou grandes parceiros em diferentes setores da economia, entre elas, instituições financeiras. Pela iniciativa, foram feitos contatos com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)  e Jequiti Cosméticos.

“Para fazer frente a este grande desafio, buscamos parcerias com as unidades estaduais do Sebrae e com instituições que tenham acesso, interesse e capilaridade para atingir o público-alvo, para estabelecer parcerias institucionais de divulgação do EI”, explica Beatriz Rossetto, da Uari.

Com o Banco do Brasil e a Caixa estão previstas elaboração e distribuição de folders do Empreendedor Individual, abertura de contas e produtos de crédito voltados a esse mecanismo, além de realização de seminários para capacitação de multiplicadores do EI.

Com o Senac estão programadas apresentação de vídeo sobre o EI nos cursos presenciais e entrega de cerca de 500 mil folders explicativos sobre os direitos e benefícios de se tornar Empreendedor Individual. Entre eles, estão o direito ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), aposentadoria, auxílio-doença, obtenção de crédito facilitado, assessoria gratuita pelo Sebrae, compra direta das indústrias e atacadistas e venda para o governo. A médio prazo, haverá capacitação de técnicos do Senac sobre o assunto. A longo prazo, estuda-se o desenvolvimento de módulo sobre o EI para inclusão nos cursos do Senac.

Pacote de capacitação

Outra estratégia foi identificar parcerias com ligação direta com cabeleireiros, manicures, massagistas e outros profissionais do setor de beleza. A partir daí, surgiu a proposta de colaboração com a Jequiti Cosméticos, com um pacote de capacitação customizado para o mercado de beleza, com foco na formalização. Em reunião com os representantes da empresa, em julho, foi acertada a criação de projeto piloto para capacitar 57 gerentes de vendas das empresas, que serão multiplicadoras de cerca de 300 consultoras cada uma.

Ainda no trabalho de mapeamento do Sebrae, foi identificada a realização do evento internacional de cosméticos e beleza Beauty Fair, maior feira de beleza da América Latina, que acontece de sábado (28) a terça-feira (31), em São Paulo. Durante o evento, equipes do Sebrae vão prestar esclarecimentos e orientações, além de tirar dúvidas sobre o Empreendedor Individual e a formalização. A ação na Beauty Fair tem participação das unidades estaduais do Sebrae em São Paulo e na Bahia.

“Todos somos responsáveis pelo alcance da meta e com uma ação planejada e bem articulada os resultados iniciais servem de base para novas ações. Uma parceria bem sucedida atrai outra, e, assim, nossa pequena contribuição inicial poderá significar muito para o alcance do resultado final”, afirma Renata Ziller, gerente da Uari.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110 e 8118-9821
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

4 comentários:

  1. Eu sou um enpreendedor, estou querendo um crédito facilitado, e compras direto de indústrias e atacadistas ... Qual é o 1ª passo??

    ResponderExcluir
  2. me responda o mais rapido possivel..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quero montar uma oficina, em manutenções em talhas manuais em geral, revolver de pintura, tifor, Macaco Hidráulico, Propulsoras e pneumáticas e outras coisas em geral como chaves de 1/2, 3/4, 1" polegada em geral, etc.
    Para eu montar está oficina oque devo fazer? Eu posso contar com vocês na ajuda financeira? E também qual o procedimento para min registrar ela?

    O nome da ofícina eu queria que fosse: RFS COMERCIO E SERVIÇOS HIDRUÁLICOS .

    ResponderExcluir