sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lan houses baianas vão fazer cadastros de empreendedores individuais

Notícias

Sebrae Bahia capacitou donos dessas empresas na Região Metropolitana de Salvador para que eles possam legalizar trabalhadores informais

Maiana Lopes

Divulgação

Assinatura de termo de parceria entre donos de lan houses, Sebrae e Sucom Em Salvador

Salvador
- Foi assinado nesta quinta-feira (5), no auditório da sede do Sebrae Bahia, um termo de parceria entre os donos de lan houses, o Sebrae e a Sucom (Superintendência de Ordenamento do Uso do Solo do Município). O evento foi realizado em duas partes. Começou com a assinatura do termo, na presença dos superintendentes do Sebrae Bahia, Edival Passos, e da Sucom, Cláudio da Souza Silva; e Massimo Planta, presidente da Associação Baiana de Centros de Inclusão Digital (ABCID), além de 25 donos de lan houses de Salvador.

Na segunda parte do evento, houve palestras ministradas por Márcio Brandão, presidente da Associação Brasileira de Centro de Inclusão Digital, Márcia Matos, coordenadora nacional do Projeto Lan Houses, e Marcelo Pimenta (Consultor do Sebrae).

Todos enfatizaram a importância das lan houses e os ganhos que essa parceria poderá trazer para a sociedade. “Nossa missão é fomentar o empreendedorismo, alcançar o público da lan house e aproveitar o potencial de conectividade, para que todos ganhem”, afirmou Márcio Brandão.

Para o presidente da Associação Baiana de Centros de Inclusão Digital, Massimo Planta, o objetivo maior é incentivar o empreendedorismo e mudar o conceito de que as lan houses servem apenas para jogos. A associação, que surgiu este ano com a finalidade de contribuir para a organização e o fortalecimento do segmento de lan houses, espera que este seja apenas o começo de um trabalho e que outras parcerias venham ser firmadas para o desenvolvimento da associação.

Para Cláudio Souza da Silva, a lan house é a possibilidade plena de o serviço público chegar à porta dos cidadãos. Também é com esse intuito de ampliar o atendimento que o Sebrae vê a positividade da parceria com as lan houses. “Este é o caminho para tornar o cadastramento do Empreendedor Individual mais próximo do trabalhador por conta própria.

O Sebrae Bahia possui oito pontos fixos para atendimento em Salvador e Região Metropolitana. Com mais 25 lan houses que foram capacitadas e possuem suporte técnico do Sebrae Bahia, o cadastramento de empreendedores individuais será ampliado” afirma Richard Alves, coordenador da Unidade Regional Salvador e Região Metropolitana do Sebrae Bahia.

Dona de uma lan house em Campinas de Brotas, Lucelina Santos diz que está satisfeita com a parceria, pois isso vai aumentar a credibilidade e a divulgação do seu empreendimento. “A procura por acesso ao portal do Sebrae e à Sucom já existe na minha lan house, pois meu público é esse, são as pessoas que precisam desses serviços.”

Projeto tem abrangência nacional

Já existe um projeto nacional lançado pelo Sebrae voltado para lan houses que promove aproximação dos donos dessas empresas na geração de negócios e desenvolvimento do setor em todo o Brasil. Na Bahia, a parceria da Sucom, do Sebrae e dos donos de Lan Houses, é o primeiro passo para a ampliação dos negócios. Marcelo Pimenta, consultor do Sebrae, enfatizou a Raio (Rede de atendimento informação e Orientação), um site que foi criado para que as lan houses possam se tornar ponto de atendimento do Sebrae.

No mesmo evento da assinatura do termo, foi premiado o vencedor do Desafio Lan Sebrae que veio para transformar Lan Houses em ponto de acesso a produtos e serviços Sebrae, articulando 50 empresas e 400 donos de Lan House para cumprimento de 12 atividades. A cada atividade, o jogador acumula pontos para ele e seu padrinho, trilhando seu caminho para se tornar um ponto de acesso a produtos e serviços Sebrae.

O primeiro vencedor do Desafio na Bahia foi Rosenilson de Jesus Carvalho, que tem uma lan house no bairro do Uruguai. Rosenilson conheceu o Desafio pela Abacid (Associação Baiana de Centros de Inclusão Digital). Ele se inscreveu, participou e conseguiu completá-lo em apenas um dia. “Estou muito feliz em receber este prêmio, não esperava, estou completamente surpreso”.

Serviço:
Sebrae na Bahia – (71)3320-4300
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Mais informações sobre a Raio - www.raiobrasil.ning.com

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário