quinta-feira, 29 de julho de 2010

Instituições firmam parceria em prol dos pequenos negócios

Notícias

A proposta é estimular os informais a se tornarem Empreendedores Individuais e apoiar a execução do projeto Negócio a Negócio

Bruno Leonel

Aracaju - O Centro do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape) em Sergipe vai ajudar o Sebrae na tarefa de estimular pequenos empreendedores informais a se cadastrarem como Empreendedores Individuais (EI). A instituição também vai apoiar o Sebrae na execução do projeto Negócio a Negócio, que leva orientações de gestão aos empreendedores no seu local de trabalho.

O Ceape é uma organização de microcrédito com atuação nacional que tem, em Sergipe, uma carteira de sete mil empreendedores, dos quais 90% operam na informalidade.

“A instituição ajudará o Sebrae no processo de sensibilização dos informais, mostrando as vantagens de se cadastrar como EI”, explica José Leite, gerente do Sebrae em Sergipe e coordenador da Feira do Empreendedor 2010. “O Ceape também estará presente da Feira do Empreendedor para ofertar seus serviços.”

Junto com outros representantes do SEBRAE, José Leite participou de reunião com técnicos do Ceape para repassar informações sobre a Lei Complementar 128, que criou a figura do EI.

Para Tereza Passos, diretora do Ceape, é importante que os informais se formalizem, pois dessa maneira passarão a gozar de vantagens como acesso a crédito bancário, possibilidade de fornecer produtos para empresas e benefícios previdenciários, como aposentadoria, salário maternidade e auxílio doença.

Podem se cadastrar como Empreendedores Individuais os cidadãos que possuem um negócio com no máximo um funcionário e faturamento de até R$ 36 mil por ano.

“Trabalhamos ofertando microcrédito para informais, como os vendedores ambulantes. É uma ação minuciosa de conscientização e capacitação. Nessa parceria firmada com o Sebrae iremos estimular nossos clientes a se tornarem Empreendedores Individuais”, afirma a Diretora.

Negócio a Negócio

No encontro, foi feita ainda uma apresentação do projeto Negócio a Negócio, que tem como meta atender em 2010 a dez mil empreendedores Individuais e micro empresas. Isso está sendo possível graças ao Agente de Orientação Empresarial (AOE), um profissional capacitado e autorizado pelo Sebrae a visitar as empresas, identificar dificuldades e apontar soluções.

“O AOE realiza contatos presenciais, visando estabelecer um vínculo de atendimento continuado que possibilite o crescimento da empresa e o desenvolvimento empresarial do empreendedor. A partir de agora nossos agentes contam com o apoio dos técnicos do Ceape, que irão indicar novos empreendimentos para serem visitados”, diz Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61)  2107 9106 / 9110
Assessoria de Comunicação do Sebrae em Sergipe: (79) 2106 7722

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário