quinta-feira, 1 de julho de 2010

Costureiras recebem orientação sobre o Empreendedor Individual

Notícias

Capacitação reuniu cerca de 70 profissionais de corte e costura em Cuiabá

Jonas da Silva

Cuiabá – Em mais uma ação para multiplicar o conhecimento sobre a figura do Empreendedor Individual, o Sebrae em Mato Grosso realizou nesta quarta-feira (30/6) uma manhã de capacitação para costureiras de Cuiabá e Várzea Grande. Técnicos da instituição, Banco do Brasil e Sicredi apresentaram vantagens e linhas de crédito.

Costureira há 30 anos, Ivani Soares de Sousa fez o cadastro na atividade no próprio local do evento, onde foram instalados computadores para os interessados efetivarem cadastro. “Eu nunca paguei nada de contribuição, não tenho INSS. Agora vou pagar e ter benefício de aposentadoria. Posso até registrar alguém e pagar”, conta sobre as vantagens de geração de economia e renda. Cerca de 70 costureiras, em sua maioria, participaram da qualificação.

Além dos direitos listados pela costureira, a formalização do Empreendedor Individual permite ao novo empresário participar de licitações públicas e compras de empresas privadas, pois pode fornecer nota fiscal; serviço de contabilidade gratuito na abertura da empresa e acesso a crédito bancário com menor taxa do que a tomada de empréstimo por pessoa física.

Ivani diz que o tempo que tem na atividade permitiu que ela sempre vivesse com a família sem depender de ninguém para ajudá-la. E agora, com a saída da informalidade, vai haver mais crescimento do seu negócio. “Nós que somos costureiras, quando vamos contratar alguém, as pessoas querem carteira assinada”.

Laura Sheila Alves de Almeida atua há um ano no segmento de caixas de presente. Ela avalia o Empreendedor Individual como uma oportunidade para as pessoas terem geração de renda e mais experiência profissional. “Eu recomendaria. É interessante você ter o benefício e o amparo. E até pela questão do crescimento”. Laura tem planos de se formalizar com o Empreendedor Individual. “Preciso ampliar o negócio”, planeja.

Para mais informações, acesse www.portaldoempreendedor.gov.br

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae/MT
+55 65 3648 1261 e 3648 1262

Rita Comini / MTB 267 – MT - +55 65 9932 1890
rita.comini@mt.sebrae.com.br">rita.comini@mt.sebrae.com.br

Jonas da Silva / MTB 812 – MT – +55 65 9602 1658
jonascba@uol.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário