segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sebrae apoia formalização de trabalhador por conta própria

Notícias

Instituição disponibiliza pontos de atendimento para registrar empreendedores individuais

Mariana Flores

Brasília - Mais de um terço dos empreendedores individuais (34%) contou com a ajuda do Sebrae para se formalizar. Desde que a legislação que criou a figura jurídica do Empreendedor Individual (EI) entrou em vigor, há dois anos, a instituição ajuda os trabalhadores por conta própria a se cadastrarem. Os benefícios da formalização, como a possibilidade de emitir nota fiscal e ter acesso a crédito em condições diferenciadas, foram o principal motivo que levou os empresários a regularizarem seus negócios. Do total de 1,1 milhão formalizados até o fim de maio, 60% deram essa justificativa, apesar de a grande maioria, 88%, não ter sequer buscado crédito em instituições financeiras.

Os dados constam na Pesquisa de Perfil do Empreendedor Individual, feita pelo Sebrae com base em entrevistas realizadas com 10.585 empreendedores individuais em todas as unidades da federação. Além dos 60% que buscaram as vantagens geradas pela formalização, o acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi a razão para 37% dos profissionais terem se legalizado e 3% declararam outros motivos.

A formalização pode ser feita no Portal do Empreendedor. Além dos 34% que tiveram apoio do Sebrae para se formalizar, o levantamento mostra que 38% dos 1,1 milhão fizeram a regularização por conta própria na página na internet. Do total, 18% se registraram com apoio de um contador. Os escritórios de contabilidade optantes pelo Simples ajudam os empreendedores individuais sem cobrar nada pelo serviço. Os endereços dos escritórios em todo o país podem ser obtidos na página da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (www.fenacon.org.br/empreendedor-individual.php?empreendedor=true" target="_blank">Fenacon). Outros 7% pediram ajuda a um amigo ou familiar na hora de se formalizar e 2% contaram com outras opções.

Crédito

Dos empreendedores que buscaram financiamentos e empréstimos nas instituições financeiras (12% do total), menos da metade conseguiu o dinheiro, segundo aponta a pesquisa. Os dados informam que destes 132 mil trabalhadores por conta própria que demandaram o crédito, 57% não conseguiram.

O crédito mais barato é necessário para ajudar os empreendedores individuais a obterem capital de giro e a investirem na compra de equipamentos. O empreendedor individual brasiliense Floriano Rios, de 60 anos, quer comprar filmadoras para expandir sua atividade de fotógrafo. No ramo há mais de 30 anos, Floriano se formalizou no início de 2011 para ter a possibilidade de emitir nota fiscal e repassar a seus clientes, principalmente veículos de imprensa e parlamentares.

Agora ele também quer oferecer o serviço de filmagem. Mas, para comprar os equipamentos, será preciso fazer empréstimo, segundo conta. Cada filmadora custa entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. “A possibilidade de emitir nota fiscal me ajudou muito. Passei a ter outro leque de oportunidades. Quero expandir os negócios e seria ótimo se conseguisse financiamento mais barato. A tendência é crescer e virar microempresa em breve”, comemora.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário