quarta-feira, 13 de julho de 2011

País deve ganhar 2,5 milhões de empreendedores até 2015

Notícias

Além da inclusão desses trabalhadores na economia formal, o Sebrae quer levar inovação para micro e pequenos negócios

  • Mariana Flores

Charles Damasceno/ASN
Presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante palestra

Presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante palestra

Brasíila - Incluir trabalhadores por conta própria no mercado formal brasileiro e levar a inovação para dentro das micro e pequenas empresas (MPE) são os dois principais objetivos do Sebrae nos próximos quatro anos. Mais de 2,5 milhões de trabalhadores por conta própria devem se formalizar até 2015, segundo anunciou terça-feira (12) o presidente da instituição, Luiz Barretto, em palestra no Seminário de Construção da Dimensão estratégica PPA 2012/2015, realizado no Ministério do Planejamento.

Além da inclusão desses trabalhadores na economia formal, o Sebrae tem outro desafio para os próximos anos, de acordo com Barretto, que é levar inovação para micro e pequenos negócios inseridos no Simples Nacional. A estimativa é que pelo menos 10% do público atendido pela instituição possa adotar a inovação em seus processos produtivos, o que representa cerca de 500 mil empresas.

“Na base da pirâmide, temos os desafios da inclusão produtiva, e, no topo, o desafio da agenda da inovação. Para as micro e pequenas serem competitivas, precisam incluir na sua agenda o tema da inovação. O Sebrae vai fazer um esforço muito grande com esses profissionais, que são apenas 10% do nosso público, mas tem um valor agregado imenso”, afirma Barretto.

O presidente do Sebrae destacou a importância da inovação para ajudar a elevar o valor agregado do produto dos micro e pequenos negócios. Hoje, apesar de representarem 99% de todas as empresas brasileiras, elas respondem por apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

Barretto anunciou que nos próximos três anos a instituição vai investir R$ 780 milhões em projetos de incentivo à inovação e destacou que o tema não está ligado apenas à questão tecnológica, mas, sim a técnicas de gestão e de processos.

“Cada vez fica mais difícil formalizar porque os primeiros que se regularizaram são os mais conscientes. O desafio agora é buscar o setor menos informado, com baixa escolaridade. Estamos fazendo um esforço de cruzamento com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a busca de beneficiários do Bolsa Família que se enquadrem nesse público. O empreendedorismo pode ser uma porta de saída para cerca de 10% dos beneficiários do programa”, afirma Barretto.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário