segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Suzano capacita 227 ambulantes e artesãos

Notícias

Trabalhadores deixam a informalidade e recebem certificação ao participar do Programa Empreendendo na Rua, realizado pela prefeitura municipal junto com o Sebrae

Tecris de Souza

Nelson Almeida / LUZ
Paulo Okamotto entrega certificado do programa Empreendendo na Rua

Paulo Okamotto entrega certificado do programa Empreendendo na Rua

Suzano
- Quem antes tinha sua mercadoria apreendida e vivia sob perseguição, correndo dos fiscais da prefeitura, hoje está capacitado e apto a manter o seu ponto de venda, com boné, avental e banner para identificá-lo como trabalhador ambulante a caminho da formalização. A mudança radical acontece em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, onde a prefeitura municipal e o Sebrae realizam o Programa Empreendendo na Rua, que culminou com a entrega de 227 certificados a ambulantes e artesãos, em solenidade com cerca de 400 participantes na noite da última segunda-feira (20), na Associação Cultural Suzanense.

A iniciativa, inédita e exemplar para outros municípios brasileiros, é resultado de um processo iniciado há 20 anos, quando predominava o enfrentamento entre fiscais da prefeitura e os ambulantes. Na solenidade, foram unânimes os relatos do deputado estadual José de Souza Cândido, do vereador Luiz Carlos Geraldo, mais conhecido como professor Luizinho, do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, Mauro Vaz, de Agostinho de Lima, representante do secretário de Participação e Descentralização, Lúcio Ferreira de Melo, e do próprio prefeito Marcelo Cândido.

Todos reconhecem que os trabalhadores ambulantes, em vez de problema, são uma solução para Suzano, especialmente após participarem das oficinas temáticas sobre fluxo de caixa, planejamento, mercado e palestras sobre empreendedorismo, bem como de oficinas de manipulação de alimentos, exclusivas para aqueles que vendem pipoca, cachorro-quente, entre outros produtos comestíveis. “Apesar do descrédito, muitos insistiram e com perseverança seguem rumo ao futuro, com compromisso e responsabilidade”, disse o secretário Mauro Vaz, cuja pasta é responsável pelo Programa Empreendendo na Rua. Está prevista para março de 2011 a instalação de um posto avançado do Sebrae no Alto Tietê, revelou a representante regional da instituição, Ana Maria Coelho.

Informação e Orientação

Nelson Almeida / LUZ
Na cerimônia, foram entregues 227 certificados a ambulantes e artesãos

Na cerimônia, foram entregues 227 certificados a ambulantes e artesãos

Agora, a Prefeitura Municipal de Suzano conhece seus trabalhadores informais, que estão à caminho da formalização, destacou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. “É importante seguir em frente, ter mais conhecimento, informação e orientação para prosperar em seus negócios, gerando mais emprego e criando empresas e soluções inovadoras.” E o Sebrae, conforme Okamotto, está pronto para continuar nessa parceria, que possibilita reduzir a economia informal, atender às demandas dos ambulantes de Suzano, seus empresários do segmento de pequeno porte e, com isso, apoiar o desenvolvimento da economia regional e do Brasil.

Junto com o prefeito Marcelo Cândido, o presidente do Sebrae entregou certificados e kits a alguns empreendedores, que representaram o conjunto de artesãos e ambulantes dos ramos de alimentação, bijuterias, pintura à mão, bordados, entre diversos outros produtos comercializados na Passarela e no Bazar Popular, em Suzano. “Trabalhando de forma conjunta, damos exemplo a outros municípios”, disse o prefeito Marcelo Cândido. Ele ressaltou a importância do novo conceito que esses trabalhadores autônomos assumem perante a comunidade local, falou dos desafios impostos à gestão municipal e das perspectivas da economia regional com a continuidade das diretrizes do governo federal com a presidente eleita Dilma Rousseff.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário