segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Empreendedor Individual abre portas no mercado

Notícias

Após anos na informalidade, o borracheiro Paulo Nogueira e o encanador e eletricista Gilvan Arruda relatam os benefícios do trabalho regularizado

Laiana Meira

Vitória da Conquista - O borracheiro Paulo Nogueira, que atua há 12 anos na profissão, em Vitória da Conquista (BA), aproveitou os benefícios da Lei do Empreendedor Individual para sair da informalidade. “Abri mão do Bolsa Família para fazer a formalização, pois quero investir no meu negócio e sei que minha atitude vai valer a pena”, conta Nogueira. Agora, com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ele espera conseguir comprar material com preço melhor e não tem mais medo da fiscalização, pois trabalha regularizado.

Gilvan Arruda é outro exemplo de Empreendedor Individual feliz com a formalização. Depois de perder o emprego como caixa de banco, teve que aprender nova profissão. “Comecei a fazer uns bicos com um colega que era encanador e eletricista. Assim conseguia pelo menos o dinheiro da feira”, revela Arruda.

Com o passar do tempo, ele fez cursos e se aperfeiçoou. "Hoje, 22 anos depois, tenho até uma filha formada em Direito, graças à minha profissão”, conta orgulhoso o encanador e eletricista. Todo esse tempo, Arruda trabalhou por conta própria. Isso, de certa forma, prejudicava um pouco seus negócios. Como ele não possuía CNPJ, não podia emitir nota fiscal. Além disso, não tinha direito aos benefícios previdenciários, pois não contribuía com o INSS.

Com a formalização, que aconteceu no inicio do primeiro Mutirão do Empreendedor Individual realizado pelo Sebrae, Arruda garante que houve aumento de 45% na procura pelos seus serviços. “Trabalho para grandes empresas aqui da cidade, para bancos e até para o Sebrae”, conta.

Saiba mais sobre o Empreendedor Individual no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário