segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Formalizada sobre as águas do Solimões

Notícias

Determinada a prosperar, a empresária optou por sair da informalidade e se registrou como Empreendedor Individual (EI), uma decisão que, segundo ela, garante benefícios e tranquilidade no dia a dia.

Fábio Nascimento

Manaus - A ribeirinha amazonense Raimunda Gonçalves Pereira, de 31 anos, ganha a vida vendendo roupas e produtos de beleza. Trata-se de uma atividade comercial muito comum num país de empreendedores como é Brasil, mas o meio de transporte usado e a forma de chegar aos clientes tornam esta atividade algo incomum e inusitado.

Determinada a prosperar, a empresária optou por sair da informalidade e se registrou como Empreendedor Individual (EI), uma decisão que, segundo ela, garante benefícios e tranquilidade no dia a dia.

Todos os dias, Raimunda Gonçalves arruma os produtos em sacolas e embarca tudo em uma rabetinha, uma pequena embarcação muito utilizada como meio de transporte na Amazônia. Depois, ela sai cortando o rio Solimões indo de casa em casa, cobrando e oferecendo os lançamentos e novidades.

“Decidi fazer isso porque aqui no município é muito difícil encontrar emprego. E uso o rabetinha porque tem muita gente que tem condições de comprar, mas mora longa da sede da cidade e não tem muito acesso a lojas. Por isso decidi ir até o cliente, mesmo que ele esteja no meio da floresta”, conta a empreendedora.

A praça de venda da empresária começa no porto do município de Tefé (a 575 quilômetros de Manaus) e de lá segue para os lagos, afluentes e paranás do Rio Solimões. “Fiquei sabendo que o Sebrae estava fazendo uma ação em Tefé e fui me informar.  Conversando com um técnico, vi que poderia me formalizar e ter direito à aposentadoria. Agora trabalho com mais tranqüilidade”, garante.

Desde o início desta semana, o Sebrae Amazonas está em Tefé realizando a Semana de Formalização, uma mutirão de atendimento com o objetivo de sensibilizar o divulgar aos empreendedores do município os benefícios, vantagens e obrigações previstas no EI. O EI é uma figura jurídica criada para formalizar os pequenos negócios que faturam até R$ 36 mil por ano, mediante recolhimento reduzido de impostos.

A Semana de Formalização em Tefé segue até o sábado (11). Na semana que vem será a vez do município de Coari (A 368 quilômetros da capital) receber a Semana de Formalização.

Serviço:
Sebrae no Amazonas - (92) 2121-4991
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário