quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Feira do Empreendedor de Pernambuco começa em 27 de outubro

Notícias

Programação segue até o dia 30 do mesmo mês, no Centro de Convenções, em Olinda

Do Sebrae/PE

Recife – “Faça diferente. Aqui você pode”. Com este tema, que é um convite à prática inovadora para empresários e candidatos a empreendedores, o Sebrae em Pernambuco realiza a Feira do Empreendedor 2010, de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com patrocínio nacional do Banco do Brasil. A Feira volta a Olinda depois de quatro anos.  A última  no estado ocorreu em Caruaru, em 2008. Mais de 250 atividades gratuitas em quatro dias de Feira dão a dimensão da dinâmica preparada para o público interessado em empreender ou em aperfeiçoar e atualizar conhecimentos sobre cultura empreendedora e gestão empresarial no universo dos pequenos negócios.

O evento, promovido pelo Sistema Sebrae em todo Brasil, já está consolidado como o maior do País voltado para esse segmento e chega à sua 7ª edição no estado. A Feira do Empreendedor 2010/PE conta com apoio da Fiepe, Faepe, Fecomércio, Facep, Globo Nordeste e Porto Digital e com as parcerias da Embratel, Empetur, Governo do Estado, Allen, Algoritmo, FGV, Ernest Young, Ecoflora e Jullieto.

Com público esperado de 25 mil visitantes, para percorrer os 12 mil m² de área utilizada do pavilhão do Cecon/PE, sendo 4.800 m² o total de área montada, um dos destaques apresentados pelo Sebrae na Feira é a difusão da nova figura jurídica, criada pela Lei Complementar Nº 128/2008, o Empreendedor Individual (EI). “É uma verdadeira inclusão empresarial e social”, atesta o superintendente da entidade no estado, Nilo Simões, sobre o assunto.

Somente até a segunda metade deste mês, já foram realizados mais de 19 mil cadastros de Empreendedor Individual em Pernambuco, o que se considera um ritmo acelerado, por este processo sido iniciado apenas em fevereiro deste ano no estado. Para a Feira do Empreendedor, espera-se alcançar 100 cadastros no EI nos quatro dias do evento, que terá 20 pontos para orientar e registrar no local. Também serão feitas orientações pelo projeto Negócio a Negócio, que tem como uma das ações o atendimento na empresa.

Mas, esse é apenas um dos temas inovadores do evento, que prevê a realização de rodada de negócios entre empresários e representante comerciais, numa parceria Sebrae, Rede Comércio Brasil e Conselho de Representantes Comerciais (Core), estimada no montante de R$  400 mil em negócios gerados entre grande varejistas e pequenas empresas. No entanto, o maior interesse é o de prospecção de acordos entre esses segmentos.

Salões

Várias atividades, muitas oportunidades e áreas criadas para dar visibilidade a projetos, serviços, ferramentas, soluções empresariais e expositores. Tudo isso estará nos salões da Feira, como a inventividade e a atualização de negócios utilizando a web (Arena virtual); das perspectivas de novos negócios com a Copa de 2014 (Arena da Copa); das Dicas de Negócios, espaço que apresenta, este ano, informações sobre 700 pequenas atividades econômicas em variadas faixas de investimentos; a área de expositores de máquinas, equipamentos, porta a porta (venda direta) e franquia.

Este ano, uma nova área vai apresentar as Soluções Sebrae, com serviços e produtos da entidade voltados para cada público que procura sobre pequenos negócios, em diferentes escalas de conhecimento e de interesses. Na Feira, são mais de 200 estandes no total, sendo 113 comercializados para empresas expositoras dessas atividades empresariais.

Educação

Empresários e empreendedores vão ter a possibilidade de conferir várias capacitações durante o evento, quando o Centro de Educação Empresarial do Sebrae (CEE) elabora programação de palestras, atendimento e orientação empresarial, oficinas e minicursos. Os visitantes também vão ter a chance de conhecer experiências bem-sucedidas de empresas de vários portes, com as Palestras Magnas, como a de abertura da Feira, que será ministrada pela empreendedora Luiza Helena Trajano, presidente do grupo Magazine Luiza. Ela vai falar sobre ‘Perfil das empresas do profissional de sucesso na economia contemporânea’. Outros empreendedores e consultores vão abordar temas de interesse para o segmento das MPE. No total, serão 208 capacitações oferecidas, entre palestras e minicursos, em 15 salas e três auditórios (Brum, Ribeira e Beberibe). A abertura será no auditório Guararapes.

Outras atividades, como Caravana Empresarial e Caravana do Jovem Empreendedor estão previstas para fazer a inserção desses públicos com a atualização nos negócios e com a cultura empreendedora, respectivamente. Dois projetos desenvolvidos pelo Sebrae, O Planeta Agradece e outro de Responsabilidade Socioambiental com a Comunidade Caranguejo-Tabaiares, integram e completam a programação da Feira.

Serviço:

Para saber mais sobre a Feira do Empreendedor 2010
www.pe.agenciasebrae.com.br
www.pe.sebrae.com.br
www.feiradoempreendedorpe.com.br ( a partir da quinta-feira, dia 30/09)

Mais informações para a imprensa
Sebrae em Pernambuco:|
Janete Lopes: (81) 2101-8499
Lorena Rocha: 81 2101-8498
Caderno 1 Comunicação|
Rafael Nascimento: (81) 3224-9277

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário