quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Autônomos se registram como EI e podem se tornar fornecedores da Petrobras

Notícias

Município de Divina Pastora é o primeiro a se beneficiar do projeto Fincar o Pé, desenvolvido em parceria pela Prefeituira, Petrobras e Sebrae em Sergipe

Vanessa Brito

Brasília - Empreendedorismo pode ser palavra pouco conhecida no vocabulário popular de algumas regiões do País. Não no pequeno município sergipano de Divina Pastora. Desde julho do ano passado, o conceito que define a atuação profissional autônoma de pessoas à frente de negócios baseados no exercício de seu talento, vocação, ofício e habilidades, entrou para o vocabulário do dia-a-dia da cidade. A palavra equivale a uma verdadeira ponte para uma sonhada condição: a de fornecedores locais da unidade da Petrobras, instalada na cidade há 40 anos.

Há dezoito municípios produtores de petróleo e gás no Estado de Sergipe. A Petrobras utilizou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2009, baseado em dados referentes a 2006, como ferramenta para definir qual seria a primeira cidade sergipana a receber um projeto de desenvolvimento de fornecedores locais. Divina Pastora ocupava o segundo lugar na área da saúde, o primeiro na de educação, décimo-terceiro em emprego e renda. É considerado o quarto maior produtor de petróleo em terra de Sergipe pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

“Começamos por Divina Pastora, devido aos seus bons índices de educação e saúde”, afirma Ubirajara Brito Cruz, coordenador de gestão local de fornecedores da Unidade de Operação de Exploração de Produção de Petróleo em Sergipe e Alagoas (UO-SEAL). Em julho do ano passado, o município passou a ser o sétimo em recebimento de royalties pela exploração de petróleo, informa.

Com cerca de 4,5 mil habitantes e localizado a 40 km de Aracaju, Divina Pastora é o primeiro a receber o Projeto Fincar o Pé, uma realização do Sebrae em Sergipe e Petrobras, em parceria com a Prefeitura Municipal. Por meio dele, trabalhadores e profissionais autônomos que se registram como Empreendedores Individuais estão sendo capacitados a se tornarem fornecedores da Petrobrás.

“O objetivo da Petrobras é interagir com as comunidades próximas das unidades da empresa através do processo de compras de bens e serviços locais”, ressalta Ubirajara. É um modo de apoiar o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população, segundo ele.

“Listamos 36 atividades que podemos contratar na cidade”, explica Ubirajara. Entre elas, se destacam: azulejista, barqueiro, bombeiro hidráulico, borracheiro, carpinteiro, pedreiro, chaveiro, eletricista, jardineiro, pintor de parede e industrial, pipoqueiro, serralheiro, além de donos de bares, restaurantes e minimercados.

Primeira turma

Em julho, 40 profissionais participaram de palestras e cursos ministrados pelo Sebrae em Sergipe sobre os temas gestão e empreendedorismo, entre outros. As atividades foram realizadas também nos povoados de Maniçoba e Bonfim. Até o momento, 11 deles se registraram como EI e aguardam chamado da Petrobras.

“A população está engajada e acreditando no projeto. Tem muita gente interessada em se tornar fornecedor ou trabalhador da Petrobras”, afirma Maria do Socorro Rocha Santos, secretária municipal de Gestão e Controle Interno de Divina Pastora. “Falta qualificação profissional em petróleo e gás na cidade, também. A maioria da população está na faixa de 18 a 30 anos, tem ensino médio e poderia ser capacitada e contratada”, comenta a secretária. Divina Pastora possui 258 poços de petróleo em atividade e dois restaurantes 24 horas da Petrobrás para atendimento de suas equipes, sendo que um está na cidade e outro no povoado de Maniçoba, informa Socorro.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 91189821 e (61) 9977 9529

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário