sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Empreendedor individual vence licitação no Paraná

Notícias

José Coles, que trabalha com sonorização de eventos, sai da informalidade para vencer licitação de prestação de serviços em menos de um dia

Do Sebrae/PR

Curitiba - Em 24 horas, José Marcolino Coles, empreendedor que reside no município de Mangueirinha, sudoeste do Paraná, saiu da informalidade para vencer uma licitação pública para fornecimento de serviço de sonorização para a prefeitura local. A história de José Coles é mais uma conquista obtida por meio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que confere tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que participam de licitações públicas.

O Sebrae Paraná, graças ao Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, atua diretamente na divulgação e implantação da legislação junto aos municípios do sudoeste paranaense, numa parceria com prefeituras, com a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar).

O consultor do Sebrae Paraná em Pato Branco, Gerson Miotto, relata que a história ocorrida em Mangueirinha reflete a nova realidade para os pequenos empreendedores. “Os pequenos negócios  são os maiores geradores de emprego e renda nos municípios. Uma legislação específica  que favorece as micro e pequenas empresas, bem como empreendedores individuais, é sinônimo de oportunidade e de desenvolvimento”.

Em Mangueirinha, o novo empreendedor individual, José Coles, conta que vinha trabalhando com sonorização de eventos e festas há quase dois anos, mas na informalidade. Ao conhecer os benefícios da nova legislação, procurou informações com o agente de desenvolvimento local e foi orientado sobre a figura jurídica do Empreendedor Individual. “Eu já sentia a exigência de estar devidamente documentado e formalizado. Procurei apoio, encontrei e agora sou formalizado e estou prestando serviços para o município”, relata.

José Coles projeta mais oportunidades a partir do contrato com a Prefeitura, pois estará também divulgando seu trabalho para empresas e outras entidades que exigem documentos na hora de contratar serviços. “Valeu a pena, pois agora posso ampliar meu negócio, basta mostrar serviço”.

Sobre o fato de conseguir a formalização e vencer uma licitação no prazo de um dia, José Coles diz que a oportunidade vem para quem está preparado. “É claro que tudo foi muito rápido no meu caso. Mas o fato de estar formalizado e a lei beneficiar a gente, isso foi decisivo para vencer o processo”, avalia.

Orientação e apoio

O  que é reconhecido pelo empreendedor individual é ratificado pelo agente de desenvolvimento municipal, Paulo Elias Nunes. “Atendi José Coles e o orientei a formalizar-se, já que ele tinha ficado sabendo que haveria uma licitação no município e gostaria de participar. A documentação saiu em tempo, para participar do processo, e ele venceu”.

Paulo Nunes enfatiza a participação da Prefeitura e o apoio do Sebrae na implantação da Lei Geral. “A administração municipal vem dando abertura para os empresários de pequenas empresas participarem de compras públicas e facilitando o acesso a formalidade. Isso, com a orientação técnica do Sebrae Paraná, certamente vai promover o desenvolvimento através da Lei Geral”.

Em Mangueirinha, município com 16,7 mil habitantes,  de abril a outubro, 46 novos empreendedores individuais foram formalizados.

Serviço:
Sebrae no Paraná – (41) 3330-5779
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Assessoria de Imprensa - Jaqueline Gluck - (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Regional Sudoeste - Adriano Oltramari - (46) 9107-9516 jornalismopatobranco@savannah.com.br
Leandro Donatti - Jornalista do Sebrae Paraná -  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário