Notícias
José Coles, que trabalha com sonorização de eventos, sai da informalidade para vencer licitação de prestação de serviços em menos de um dia
Do Sebrae/PR
Curitiba - Em 24 horas, José Marcolino Coles, empreendedor que reside no município de Mangueirinha, sudoeste do Paraná, saiu da informalidade para vencer uma licitação pública para fornecimento de serviço de sonorização para a prefeitura local. A história de José Coles é mais uma conquista obtida por meio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que confere tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que participam de licitações públicas.
O Sebrae Paraná, graças ao Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, atua diretamente na divulgação e implantação da legislação junto aos municípios do sudoeste paranaense, numa parceria com prefeituras, com a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar).
O consultor do Sebrae Paraná
Em Mangueirinha, o novo empreendedor individual, José Coles, conta que vinha trabalhando com sonorização de eventos e festas há quase dois anos, mas na informalidade. Ao conhecer os benefícios da nova legislação, procurou informações com o agente de desenvolvimento local e foi orientado sobre a figura jurídica do Empreendedor Individual. “Eu já sentia a exigência de estar devidamente documentado e formalizado. Procurei apoio, encontrei e agora sou formalizado e estou prestando serviços para o município”, relata.
José Coles projeta mais oportunidades a partir do contrato com a Prefeitura, pois estará também divulgando seu trabalho para empresas e outras entidades que exigem documentos na hora de contratar serviços. “Valeu a pena, pois agora posso ampliar meu negócio, basta mostrar serviço”.
Sobre o fato de conseguir a formalização e vencer uma licitação no prazo de um dia, José Coles diz que a oportunidade vem para quem está preparado. “É claro que tudo foi muito rápido no meu caso. Mas o fato de estar formalizado e a lei beneficiar a gente, isso foi decisivo para vencer o processo”, avalia.
Orientação e apoio
O que é reconhecido pelo empreendedor individual é ratificado pelo agente de desenvolvimento municipal, Paulo Elias Nunes. “Atendi José Coles e o orientei a formalizar-se, já que ele tinha ficado sabendo que haveria uma licitação no município e gostaria de participar. A documentação saiu em tempo, para participar do processo, e ele venceu”.
Paulo Nunes enfatiza a participação da Prefeitura e o apoio do Sebrae na implantação da Lei Geral. “A administração municipal vem dando abertura para os empresários de pequenas empresas participarem de compras públicas e facilitando o acesso a formalidade. Isso, com a orientação técnica do Sebrae Paraná, certamente vai promover o desenvolvimento através da Lei Geral”.
Em Mangueirinha, município com 16,7 mil habitantes, de abril a outubro, 46 novos empreendedores individuais foram formalizados.
Serviço:
Sebrae no Paraná – (41) 3330-5779
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Assessoria de Imprensa - Jaqueline Gluck - (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Regional Sudoeste - Adriano Oltramari - (46) 9107-9516 jornalismopatobranco@savannah.com.br
Leandro Donatti - Jornalista do Sebrae Paraná - (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário