quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Empreendedoras baianas contam vantagens da formalização

Notícias

 

Após se cadastrarem como EI, trabalhadoras destacam vantagens como acesso a crédito mais fácil e benefícios previdenciários

·                     Juliana Souza

Sebrae /BA
Jinelândia Silva é empreendedora individual

Jinelândia Silva é empreendedora individual

 

Juazeiro - A manicure Elizabete Dias recebe R$ 132 do programa Bolsa Família, mas abriu mão do benefício social para se registrar como empreendedora individual (EI). Com essa finalidade, ela procurou a agência do Sebrae na Bahia em Juazeiro.

 

“Disseram que no próximo recadastramento do programa, posso perder o benefício porque estarei com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), mas prefiro me legalizar”, diz Elizabete, mãe de quatro filhos. Ela vem investindo no aperfeiçoamento profissional. Fez um curso de cabeleireira e quer ampliar a atuação no setor de beleza. “Sem falar que estou contribuindo para a Previdência Social”, comenta, referindo-se aos benefícios a que tem direito.

 

Junto com a manicure, também se registrou como EI a prima dela, Irma Pacheco, que é costureira e pretende emitir notas fiscais para clientes. As duas empreendedoras são responsáveis pela legalização de dois novos negócios no bairro Piranga, onde moram. Em Juazeiro, há quase 2 mil trabalhadores que deixaram a informalidade.

 

Compra de equipamentos

A costureira Jinelândia Silva, de 30 anos, também buscou a formalização. Para ela, está ficando pequeno o espaço da sala em que trabalha na própria casa, na Vila Tiradentes, em Juazeiro. Agora, precisa de um lugar mais cômodo para abrigar as seis máquinas que tem. Há pouco tempo, tinha apenas três máquinas manuais, mas comprou outras três com dinheiro de um financiamento bancário.

 

O financiamento do Banco do Nordeste foi facilitado graças ao registro como EI. “Já era cliente do CrediAmigo, mas com o CNPJ ficou mais fácil”, conta a costureira, que teve 90% da compra financiada pelo banco. Com os novos equipamentos, Jinelândia pode confeccionar roupas com melhor acabamento. “Recusei muitas encomendas de fardamento porque não tinha máquina industrial”, lembra. A próxima aquisição da costureira, por meio de outro financiamento, será uma máquina de bordar, já que ela percebeu que muitos clientes saem com a roupa quase pronta para bordar no centro da cidade.

 

Para saber mais sobre o Empreendedor Individual, acesse o Portal do Empreendedor

 

Serviço
Sebrae na Bahia - (71) 3320.4558 - www.ba.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário