segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Empresários sergipanos esperam crescer com formalização

Notícias

Segunda Semana do Empreendedor Individual atrai profissionais de diversos segmentos do estado, que buscam o cadastramento para ter acesso a uma série de benefícios

Bruno Leonel

Aracaju - Em apenas dois dias de funcionamento, a Segunda Semana do Empreendedor Individual (EI) formalizou cerca de 400 negócios em Sergipe. Esse número é reflexo do interesse dos empreendedores do estado em ter um empreendimento formal, legalizado, para conquistarem novas parcerias comerciais e fornecerem para grandes instituições públicas e privadas.

Seis tendas estão espalhadas pelo estado, sendo duas em Aracaju, nas praças General Valadão e da Matriz do Bairro Siqueira Campos, além das tendas armadas nos municípios de Estância (Praça Barão do Rio Branco), Nossa Senhora da Glória (Praça Antonio Alves Oliveira), Propriá (Escritório do Sebrae – localizado na Praça Fausto Cardoso) e Itabaianinha (Praça Olímpio Campos). Até amanhã (20), os consultores estão nas tendas à disposição dos cidadãos que quiserem se cadastrar e se tornar empreendedores individuais.

Além das tendas, os sergipanos que quiserem obter mais informações sobre o processo de cadastramento para se tornarem  Empreendedor Individual podem procurar a sede do Sebrae. É só buscar a Unidade de Atendimento Individual, nos dias úteis, no horário comercial, que há consultores à disposição para orientar no que for preciso, tirar dúvidas e formalizar o negócio.

Pipoca e prancha de surf

Sergipe reúne casos interessantes de cidadãos que já possuíam um negócio e optaram pelo EI para alavancarem seus empreendimentos. O de maior expressão é o da pipoqueira Maria Selma Costa, mãe de três filhos, sendo dois gêmeos de dez anos.

Interessada em ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), acesso a linhas de crédito e outros benefícios, optou em se tornar uma empreendedora individual. Realizou seu cadastro no site www.portaldoempreendedor.gov.br e passou a ser mais uma brasileira na categoria. Devidamente legalizada, agora tem CNPJ e virou fornecedora da Petrobras, que utiliza seu produto em simulações de Planos de Contingência, como o que já foi realizado na Plataforma Piranema, em Sergipe.

Outra história interessante é a do fabricante de pranchas de surf Saulo Morais. Saulo está no mercado há mais de 20 anos, mas não possuía CNPJ, pois não encontrava ambiente favorável que viabilizasse a formalização do seu negócio. Com o surgimento do Empreendedor Individual, conseguiu reverter sua realidade. Ele se cadastrou no Portal do Empreendedor, ganhou CNPJ, passou a emitir nota fiscal e a ter acesso a linhas de crédito diferenciadas.

Recentemente, vendeu dois long boards, que são pranchas de surf grandes, mais conhecidas como pranchões, para o Corpo de Bombeiros de Sergipe, que as utiliza no salvamento de pessoas na Orla da Atalaia.

Serviço:

Sebrae em Sergipe - (79) 2106-7722

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário