terça-feira, 11 de maio de 2010

Empreendedores individuais também podem ser fornecedores da Petrobras

Notícias

O Sebrae e Petrobras desenvolvem experiência-piloto de capacitação do público-alvo desse mecanismo por meio de convênio que tem objetivo de inserir os pequenos negócios na cadeia produtiva de petróleo e gás

Dilma Tavares

Brasília - Sebrae e Petrobras estão desenvolvendo uma experiência-piloto no município de Divina Pastora, interior de Sergipe, com potenciais empreendedores individuais para que se tornem fornecedores da estatal de petróleo. A ação é desenvolvida dentro do convênio de cooperação técnica das duas instituições para o desenvolvimento de fornecedores. O objetivo é inserir os micros e pequenos negócios na cadeia produtiva de petróleo e gás.

Entre as iniciativas está um programa de desenvolvimento dos municípios petrolíferos. Uma das ações do programa é o incentivo à formalização do público-alvo de empreendedores individuais com a abertura de oportunidades para o segmento.

Empreendedor Individual abrange mais de 400 atividades desenvolvidas por empreendedores por conta própria. Destas, 36 atividades foram selecionadas pela Unidade de Produção e Exploração de Petróleo de Sergipe e Alagoas (UN-SEAL) da Petrobras como possíveis fornecedores da estatal no fornecimento de pequenos serviços e produtos básicos.

Entre essas atividades estão pipoqueiro, chaveiro, marceneiro, serralheiro, montador de esquadrias, podador de árvores, carroceiro e barqueiro. A experiência começou no final de 2009, é realizada em parceria com a prefeitura local e envolve desde diagnóstico do potencial do mercado local como fornecedor para a estatal até a capacitação específica dos empreendedores.

Eles já participaram de seminários e oficinas sobre a formalização por meio do Empreendedor Individual, com novas oportunidades de negócios com a Petrobras e receberam informações básicas sobre sistemas de compras governamentais.

Desde abril e até o final de maio eles recebem orientações da matriz de capacitações do Sebrae em Sergipe, que vão desde como empreender até calcular custos e preços de venda de produtos e serviços, passando pela gestão do negócio. Eles também receberão informações sobre noções básicas de segurança industrial, especialmente primeiros socorros e uso do equipamento de proteção individual.

Conforme o coordenador da UN-SEAL da Petrobras, Ubirajara de Brito Cruz , a ação de prospecção e desenvolvimento de fornecedores que está sendo realizada em Divina Pastora também será desenvolvida nos demais 18 municípios petrolíferos Sergipanos próximos 18 meses. Depois a ação será estendida para os oito municípios petrolíferos de Alagoas.

“Essa experiência foi concebida, especialmente levando em conta que existem poucos fornecedores específicos para a área de petróleo nessa região”, explica Ubirajara Cruz.

Bom negócio

De acordo com o coordenador da UN-SEAL, a formalização desses empreendedores por meio do Empreendedor Individual é vantajosa para a Petrobras que, assim, poderá contratar localmente serviços e fornecimento de produtos básicos. Isso, explica, reduz sensivelmente custos porque evita a contratação de empresa de fora ou mobilização de equipes de outra base.

Conforme a gestora do projeto de petróleo e gás do Sebrae em Sergipe, Ana Lúcia Nunes, a seleção dos municípios participantes da ação leva em conta a situação sócio-econômica da cidade, em que a maioria dos negócios são informais. Leva em conta, ainda, o comprometimento dos gestores públicos com o apoio e incentivo ao desenvolvimento municipal por meio dos micro e pequenos negócios. Uma das premissas básicas é a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), além do compromisso com a ação. “Já tem município na fila interessado em desenvolver esse trabalho de parceria”, garante Ana Lúcia.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9110

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário