quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto capacita agentes de orientação empresarial em Recife

Notícias

Ação é resultado da parceria firmada no início deste ano entre o Sebrae e a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande)

Regina Xeyla

Brasília – O Sebrae e a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande) iniciam nesta quinta-feira (11), em Recife, a capacitação da primeira turma de agentes de orientação empresarial. A ação é resultado da parceria firmada no início deste ano entre as duas instituições. A meta é formalizar até novembro deste ano 21 mil empreendedores.

A parceria foi definida no âmbito do projeto ‘Formalização de Empreendedores Individuais’, que terá a duração de 15 meses, contados a partir de novembro de 2009. O projeto contará com investimentos em torno de R$ 1 milhão, valor que será dividido entre as duas instituições.

“A formalização garantirá aos nossos clientes acesso à Previdência Social e ao sistema bancário. Além disso, eles também poderão trabalhar com nota fiscal, o que lhes ampliará o acesso ao mercado", afirma Juliana Paz, da Ande, braço microfinanceiro da Visão Mundial, ONG que atua em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

O diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, explica que o projeto faz parte do esforço da instituição de contribuir com a meta fixada pelo governo federal de formalizar, até dezembro deste ano, 1,1 milhão de trabalhadores por conta própria, segundo o regime jurídico do Empreendedor Individual, em vigor desde julho do ano passado.

“A missão do Sebrae é contribuir para a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios. A aceleração do processo de formalização da economia, via Empreendedor Individual, é um grande passo para este objetivo”. O diretor ressaltou que contribuir para a formalização de 1,1 milhão de empreendedores, este ano, é uma das seis metas mobilizadoras do Sistema Sebrae.

A capacitação terá duração de dois dias e focará a legislação do Empreendedor Individual, formas de abordagem da clientela e simulação de cadastramentos no Portal do Empreendedor. A Ande também fará capacitações especiais esta semana para agentes de crédito e operadores de call center. O trabalho de formalização terá início com os operadores de call center, que entrarão em contato direto com os clientes da Ande para verificação do interesse pela formalização. Feita essa primeira triagem, outros agentes irão até o local de trabalho dos clientes e, a partir da próxima semana, os agentes de orientação já farão atendimento na rua.

“Este é o diferencial do projeto, o empreendedor receberá em seu local de trabalho orientação necessária”, afirma o analista de acesso a serviços financeiros do Sebrae, João Silvério. O público-alvo do projeto são os 21 mil clientes que compõem a carteira da Ande, 95% informais. Hoje a instituição está presente no Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas e no norte de Minas Gerais.

O projeto ‘Formalização de Empreendedores Individuais’ faz parte do Programa Sebrae de Inclusão Financeira, composto por seis projetos: Gestão de Sociedades de Garantia de Crédito; Soluções Coletivas para a Maioria; Intercâmbio de Boas Práticas e Governança entre Cooperativas de Crédito de MPE; Formalização de Empreendedores Individuais em Instituições de Microfinanças; Redes de Desenvolvimento em Microfinanças; Melhores práticas de Inclusão Financeira.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 3348-7256
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário