segunda-feira, 8 de março de 2010

Feira do Empreendedor de Belém abre espaço para populações tradicionais da Amazônia

Notícias

Capital do Pará inaugura circuito nacional de 2010, em maio, com incentivo à formalização em comunidades ribeirinhas, quilombola e indígenas

Regina Mamede

Belém - Pela primeira vez na Feira do Empreendedor de Belém, um projeto levará ao evento ribeirinhos, quilombolas e tribos indígenas. Participarão cerca de 150 pessoas desses grupos que aderiram recentemente à categoria de Empreendedor Individual. Em sua sexta edição, a feira, realizada pelo Sebrae, acontecerá na capital do Pará de 26 a 30 de maio e abre o circuito nacional.

Carmélia Oliveira, gestora da Feira do Empreendedor do Sebrae/PA, ressalta a presença dos grupos no evento e a sua opção por se formalizar. “Vamos promover conhecimento e negócios e a formalização é uma condição básica para participar da Feira. A proposta foi muito bem recebida por eles”, conta Carmélia. Para se formalizar como Empreendedor Individual, o interessado deve acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br).

Abrir mercado para produção tradicional, como produtos à base de mel dos quilombola, farinha e beijus dos índios e castanha ou artigos de látex dos ribeirinhos, é uma proposta que leva em conta a valorização dos produtos da Amazônia. O propósito do Sebrae/PA é fazer com que esses grupos produtivos se sintam como empresários e que sejam vistos assim. Por isso, ficou decidido que a exposição dos artigos será feita em estandes comuns a todos os participantes. “Não queremos vender folclore. O foco principal tem que ser no negócio”, enfatiza a gestora.

Com o tema ‘Negócios da Amazônia. Juntos Fazemos Acontecer’, a Feira do Empreendedor de Belém terá 283 expositores, que vão apresentar, além de produtos, franquias, máquinas e equipamentos. A estimativa é de 15 mil visitantes, dos quais, 7,5 mil são considerados potenciais interessados nas oportunidades comerciais. O volume de negócios esperado é de R$ 1,3 milhão, com aumento de 23% em relação à edição anterior.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 3348-7494
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário