quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sebrae-MA ministra palestra sobre Empreendedor Individual em Açailândia

Notícias

Segundo o órgão, a recente crise econômica internacional demonstrou a força e o potencial do segmento


Da Redação

“Empreendedor Individual” foi o tema da palestra que Letícia Pio, gestora de projetos da Unidade de Negócios de Açailândia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE-MA), ministrou na noite dessa segunda-feira (5), na Associação Comercial e Industrial de Açailândia.
 
A palestra aconteceu em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, transcorrido em 5 de outubro, e contou com significativa participação, quando empresários, empreendedores, estudantes e interessados no assunto foram ouvir as palavras proferidas sobre o Empreendedor Individual, pessoa física com faturamento anual de até 36 mil reais e com uma média de 3 mil reais por mês.
 
Sobre a data – De acordo com o Sebrae, a data surgiu em 1999, marcada pela vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Os números confirmam a importância desses estabelecimentos para a economia brasileira. Elas representam 99% das empresas do País e respondem por mais da metade dos empregos formais.

Ainda, segundo o órgão, a recente crise econômica internacional demonstrou a força e o potencial do segmento. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, mês a mês, foram as empresas menores que seguraram o emprego no País durante a crise. Em agosto, por exemplo, as microempresas, aquelas com até 19 trabalhadores, foram responsáveis por 56,39% dos 242.126 empregos criados no mês.
 
Empreendedor Individual é uma nova categoria que vai melhorar a vida de quem trabalha por conta própria ou tem um pequeno negócio. Essa categoria, aprovada por lei, vai garantir benefícios da Previdência e muitas oportunidades para milhões de brasileiros que são informais e nunca tiveram auxílio, proteção ou vantagens.
 
Se a pessoa está na informalidade, pode se tornar um Empreendedor Individual. Se a mesma já tiver um pequeno negócio, também pode migrar para o Empreendedor Individual.
 
Essa nova categoria é para quem fatura até 36 mil reais por ano e que trabalha sozinho ou tem no máximo um funcionário ou ajudante. “Se você atende a essas exigências, chegou a sua vez”.
 
Quem pode – Saiba que tipo de trabalhador pode se tornar Empreendedor Individual: camelô, ambulante, vendedora de cosméticos, cabeleireiros, manicure, costureira, pipoqueiro, esteticista, artesão, fabricante de bijuterias, borracheiro, sapateiro, marceneiro, bombeiro hidráulico, técnico em informática, marmiteiro, pintor, mecânico e outros empreendedores que montam o seu próprio negócio.

Fonte: O Progresso






Nenhum comentário:

Postar um comentário