quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Empreendedor tem direito à consultoria grátis

Notícias
 
Muitos dos que estão aptos a aderir ao Empreendedor Individual (EI), programa que permite que trabalhadores com renda de até R$ 36 mil por ano saiam da informalidade e passem a ter benefícios previdenciários, ainda não sabem que podem recorrer, sem qualquer ônus, ao auxílio de contadores tanto para aderir ao programa quanto para fazer a primeira declaração anual referente ao EI.
 
É o caso, por exemplo, da vendedora Graça Mota, 46. ``Eu já ouvi falar que a gente vai poder se aposentar, mas ainda não sei como fazer``, diz Graça.

A empreendedora desconhece que todas as empresas de contabilidade optantes pelo Simples Nacional estão orientadas a prestar esse serviço gratuitamente. Só em Fortaleza existem pelo menos 253 empresas para prestar esse tipo de consultoria. As opções, com seus respectivos endereços, estão disponíveis no Portal do Empreendedor, o mesmo que os empreendedores devem acessar para fazer a adesão.

Pouca procura

De acordo com Eduardo Araújo de Azevedo, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), apesar da adesão ao EI ser simples, os contadores são os profissionais mais qualificados para orientar de forma segura. Ele diz ainda que a expectativa é de que a partir de janeiro o processo de adesão ao EI fique mais claro para os empreendedores.
 
A contadora Marusca Pinheiro, da Múltipla Sociedade Contábil, conta que ainda não recebeu demandas de empreendedores individuais. ``Acho que os empreendedores ainda estão temerosos por ter que pagar algum tipo de imposto, já que na informalidade eles não têm qualquer compromisso nesse sentido``, diz.
 
Na ACC Assessoria e Consultoria Contábil também não foi registrada nenhuma Demanda até o momento. ``Os empreendedores ainda têm receios de custos, acham que vão ficar com algum compromisso com o contador``, diz Gilberto Castelo Branco, contador da ACC .
 
Fonte: O Povo





Nenhum comentário:

Postar um comentário