sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mossoró abre postos para formalizar empreendedores

Notícias

A partir desta sexta-feira (11) passam a funcionar no município do Rio Grande do Norte três núcleos de atendimento ao Empreendedor Individual no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte

Regina Xeyla

Mossoró - Os comerciantes do mercado popular do Vuco-Vuco em Mossoró, no Rio Grande do Norte, trabalham a maior parte do tempo com medo de ter suas mercadorias apreendidas pela polícia. Mas essa realidade começa a mudar. Isso porque muitos dos mais de 100 comerciantes que trabalham no mercado estão saindo da informalidade e se tornando empreendedores individuais. E se depender do Sebrae potiguar e da prefeitura local, entre outros parceiros, essa adesão vai crescer a cada dia.

Um importante passo para isso foi dado nesta quinta-feira (10), quando a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, conhecida na cidade como Fafá Rosado, assinou, juntamente com o superintendente do Sebrae Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, um protocolo de intenções que cria três novos núcleos de atendimento ao empreendedor individual. Os postos de atendimento funcionarão na sede da Fundação de Geração de Emprego e Renda (Funger) de Mossoró, no prédio da Agenda do Trabalhador I, no Bairro Santo Antonio, e o terceiro na Agenda do Trabalhador II, no conjunto Walfredo Gurgel. Todos eles passam a funcionar a partir desta sexta-feira (11).

“Eu posso dizer que agora trabalho mais tranqüilo no Vuco-Vuco. Antes a polícia chegava e levava toda minha mercadoria. Hoje eu sou um cidadão. Tenho minha empresa, nota fiscal e linhas de crédito disponíveis no banco. O Sebrae e a prefeitura deram um grande passo em Mossoró”, afirmou emocionado o comerciante Luiz Mendonça da Rocha Filho.

Nos núcleos, os empreendedores poderão dar os primeiros passos rumo à formalização, e terão seu dados cadastrados no sistema do Sebrae para que posteriormente sejas atendidos pelo Programa Negócio a Negócio, solução de orientação e capacitação desenvolvida pelo Sebrae.

Para o superintendente José Ferreira de Melo Neto, depois da criação do Empreendedor Individual não existem vantagens para um comerciante ser informal no País. Ele lançou um desafio para a prefeita de Mossoró: chegar até o fim deste ano com a formalização de 1.011 empreendedores individuais no município. Hoje esse número é de 330. Segundo ele, a criação dos núcleos visa, entre outras coisas, contribuir para que seja atingida uma das seis metas mobilizadoras traçadas pelo Sistema Sebrae para todo o País, que é de formalizar 1,1 milhão de empreendedores em 2010.

“Essa é uma meta que não é fácil de ser atingida. Todo o Estado do Rio Grande do Norte já conta com pouco mais de quatro mil empreendedores formalizados. Em Mossoró, a meta é de 1.011. Um terço desse número já foi atingido, agora é preciso trabalhar para alcançar os demais. Mas o importante não é se preocupar apenas em bater meta, mas também dar condições para que o povo cresça. Nesse sentido, é preciso fazer o acompanhamento desses empreendedores no pós-formalização. E é ai que entra a solução desenvolvida pelo Sebrae chamada de Programa Negócio a Negócio”, disse José Ferreira.

O Sebrae capacitará os servidores municipais e disponibilizará material de divulgação. Já a prefeitura disponibilizará dois funcionários em cada núcleo, o espaço físico e equipamentos, como computador com acesso a internet, para capacitação dos servidores. A prefeitura também facilitou os trâmites para formalização, tornando os empreendedores individuais isentos de pagar taxas, como o alvará de funcionamento, alvará de aspectos sanitários e ambientais, tributos e taxas municipais. Participaram também da solenidade de assinatura, o diretor técnico do Sebrae Rio Grande do Norte, José Hélio Cavalcanti, técnicos da instituição, vereadores, empreendedores, entre outros.

Para a prefeita Fafá Rosado, o momento é de celebrar mais uma parceria entre Sebrae e a prefeitura de Mossoró. “Agora todos podem comercializar com tranqüilidade. E se o empreendedor tiver coragem e honestidade conseguirá se tornar um grande empresário. Quero que Mossoró cresça no empreendedorismo”, afirmou. Ela lembrou que os núcleos serão instalados no período mais lucrativo para a cidade, que é o mês de junho, quando surgem várias oportunidades de negócios. Nesta quinta-feira (10), por exemplo, começa a festa Mossoró Cidade Junina, evento popular de maior representatividade para a economia local, superando a época do Natal.

Reconhecimento - Entre mais de 50 prefeituras do Rio Grande do Norte que inscreveram projetos na VI Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, o município de Mossoró foi vencedora, na etapa estadual, na categoria ‘Grandes e Médios Municípios’, tornando-se finalista na etapa nacional.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110 e 2107-9106

www.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário