quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lan houses da Bahia são parceiras para registro de Empreendedor Individual

Notícias

Associação Baiana de Centros de Inclusão Digital recebe do Sebrae orientação sobre associativismo e legalização de empreendedores

Carlos Baumgarten

Brasília - No mesmo dia em que foi aprovado o estato de criação da Associação Baiana de Centros de Inclusão Digital (ABCID) um grupo de empresários donos de lan houses em Salvador firmaram parceria com o Sebrae para receber capacitação em associativismo e para transformar as lan houses em pontos de registro de novos empreendedores individuais.

Contribuir para a organização e o fortalecimento do segmento de lan houses. Esse é o principal objetivo da Associação Baiana de Centros de Inclusão Digital (ABCID), organização formada por proprietários de lan houses incluídos do projeto Sucom.Com Você, da Prefeitura de Salvador. O estatuto que prevê a criação da associação foi aprovado na tarde de segunda-feira (14), na Central de Treinamento do Sebrae Bahia.

De acordo com o presidente da ABCID, Massimo Planta, a criação da associação é um passo fundamental para o segmento. “Qualquer setor da economia precisa se organizar e os empresários não podem pensar individualmente, especialmente aqueles que são gestores de micro e pequenos empreendimentos. Daí a importância de se disseminar conceitos de associativismo”, disse.

Massimo afirmou que a ideia é também fomentar a formalização de estabelecimentos que ainda funcionam ilegalmente. “Devemos mostrar a importância de se legalizar para esses trabalhadores. Além disso, participando da associação, eles terão diversas vantagens, como a realização de ações conjuntas”, apontou. O presidente colocou ainda que, trabalhando conjuntamente, os empresários terão a oportunidade de compartilhar experiências. “Os problemas e as soluções não serão mais pensadas de forma individual”, acredita.

Formalização de empreendedores individuais

A demanda pela formalização de uma associação veio dos próprios empresários. As lan houses conveniadas pelo projeto Sucom.Com Você funcionam como pontos fixos do órgão municipal. Da mesma forma, o Sebrae buscou esses estabelecimentos para transformá-los em pontos de registro do Empreendedor Individual. Nesse período, os empresários buscaram o apoio do Sebrae para a formação da ABCID

O gestor de projetos do Sebrae, Magno Calazans, explica que a parceria consistirá em consultorias e orientações sobre associativismo. “Além disso, eles continuarão realizando o cadastro no Empreendedor Individual e disseminando as vantagens da legislação, inclusive para propietários de lan houses que ainda atuam na informalidade”, diz.

Na próxima sexta-feira (18), também na Central de Treinamento do Sebrae, os associados receberão outros esclarecimentos sobre o Empreendedor Individual, bem como questões relacionadas ao associativismo.

Segundo Sami Melo, gestora do projeto Software da Bahia, a ideia é que as lan houses possam se desenvolver apresentando uma variedade de serviços de relevância social. “A verdade é que as lan houses possuem um papel importante na sociedade e podem ser consideradas ferramentas fundamentais para a inclusão digital. Por isso, é preciso apoiar e capacitar esses empreendedores para esse leque de serviços que podem fornecer ofereçam uma significativa contribuição social”, afirma.

Serviço:

Central de Relacionametno Sebrae - 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário