quarta-feira, 6 de abril de 2011

Empresários economizam com formalização do negócio

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Empreendedores baianos contabilizam ganhos como descontos maiores na compra de produtos após se formalizarem

 

Fábio Vasconcelos

Salvador - Sempre que o proprietário do Bar do Vital, Vitalino Lima, 58, vai a um centro atacadista adquirir produtos para manutenção do estabelecimento, não consegue grandes descontos. Porém, esse dilema tem os dias contados. Lima, cujo bar funciona há dois anos no Alto das Pombas, na Federação, foi um dos empresários que compareceram à Creche Calabar, no bairro homônimo, em Salvador, e se cadastrou como Empreendedor Individual, adquirindo alvará provisório e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

 

“Agora, como pessoa jurídica, vou conseguir bons descontos, como todo empresário, para poder aumentar as vendas do bar”, comemora Vitalino. O registro do comerciante aconteceu durante ação do Sebrae, que disponibilizou dois terminais de atendimento, no último sábado (2), de 8h30 às 17h, dentro da 36ª edição do projeto Sucom nos Bairros, na comunidade do Calabar. Os trabalhadores da região puderam regularizar seus estabelecimentos e obter orientações sobre formalização, com oportunidade de se legalizar no próprio local.

 

O mecânico Marco Antonio de Freitas, de 38 anos, também aproveitou a ação e se regularizou. Ele quer descontos maiores na compra de produtos para a oficina Céu Azul, após o registro como empreendedor individual e o cadastro como pessoa jurídica. “Normalmente, tenho descontos de 10%, mas com o CNPJ em mãos, esse percentual chega a 20%”, explica.

 

Cabelo e barba

O cabeleireiro Anderson Queiroz, 26, analisa como principais benefícios da formalização o fato de conseguir créditos com juros mais baixos nos bancos oficiais e a possibilidade de contribuir com a Previdência Social. “É a primeira vez que pago. Isso é muito importante para eu ter minha aposentadoria e ficar mais tranquilo”, afirma. A barbearia Denson Cortes fica no próprio Calabar e realiza cortes masculinos. Com o alvará provisório de funcionamento em mãos, Queiroz almeja voos mais altos. “Meu objetivo é crescer profissionalmente e ampliar a empresa, incluindo cortes femininos. Faço cursos e especializações para expandir meu conhecimento”, conta.

 

Para o gestor do ponto de atendimento do Sebrae da Boca do Rio, Fabrício Barreto, a iniciativa da prefeitura em disponibilizar um mix de serviços públicos no bairro do Calabar, beneficiando o lugar com a ação pacificadora da Polícia Militar, foi válida. “Com segurança, os empresários não hesitam em comparecer e aproveitam as informações”, destaca, lembrando que a Bahia já possui mais de 90 mil profissionais regularizados como empreendedor individual.

 

A gerente de Informações e Sistemas da Sucom, Eliana Marback, ressalta que a principal demanda dos empresários é por abertura e formalização de negócios. “Atendemos uma média de 50 empresários por projeto e sempre temos o cuidado de verificar se ele se enquadra no perfil de empreeendedor individual. A presença do Sebrae é fundamental para sanar dúvidas”, aponta. Além do Sebrae, a Ouvidoria Geral do Município e a Limpurb disponibilizaram atendimento aos cidadãos, prestando orientações sobre procedimentos para o descarte de lixo e distribuindo panfletos informativos.

 

Serviço

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4558 - www.ba.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

 

Fonte: Agência Sebrae

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