Notícias
São Paulo, Rio, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará têm a maioria em números absolutos; outros cinco avançaram mais em direção à meta de regularização de 10% de seu informais em 2010
Dilma Tavares
Brasília - Em todo o País, 11.304 mil formalizações foram realizadas nos dois primeiros dias da Semana do Empreendedor Individual. Em números absolutos, cinco estados tomaram a frente no ranking nacional de registros até agora: São Paulo, com 1.831 novos empreendedores; Rio de Janeiro, com 1.384; Bahia, com 1.271; Rio Grande do Sul, com 641: e Pará, com 446.
Ao se tomar por base a relação entre o número de formalizados que já atuavam em cada estado antes do início da mobilização e a quantidade de registros realizados nesses dois dias, os que mais cresceram nas formalizações em termos percentuais foram: Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima e Sergipe. Todos avançaram três pontos percentuais em direção à meta de formalizações em 2010 estabelecida para cada estado e que corresponde a 10% do total de seus empreendedores informais. No Distrito Federal, o total de formalizados subiu de 11.745 para 12.096; Mato Grosso, de 10.791 para 11.233; Sergipe, de 3.694 para 3.952; e o Amapá, de 1.869 para 1.943.
A Semana do Empreendedor Individual é uma das ações do Sebrae para ampliar as formalizações e contribuir com a aproximação da meta nacional de um milhão de formalizados até o fim do ano, número que representa cerca de 10% dos aproximados 11 milhões de empreendedores informais no País.
O Distrito Federal e Roraima não só alcançaram como já chegaram a 131% da meta. Tocantins está com 119%. O Espírito Santo alcançou sua meta com as formalizações realizadas na semana da mobilização. Passando de 99% para 101%.
Estratégia legitimada
“As mais de 11 mil formalizações realizadas em apenas dois dias da Semana do Empreendedor Individual validam e legitimam a estratégia do Sebrae de ir até os empreendedores”, avalia o avalia o gerente de políticas públicas da instituição, Bruno Quick.
Como exemplo, ele cita as formalizações do Distrito Federal que, em dois dias, realizou 374 registros, dos quais 351 na tenda instalada pelo Sebrae na cidade de Ceilândia – os demais outros 20 foram feitos nos pontos tradicionais de atendimento.
Ivana Lima, analista de atendimento individual do Sebrae, aposta em mais crescimento de registros. “Estamos com os números de apenas dois dias”, lembra, explicando que as formalizações deverão continuar nas semanas seguintes. “Normalmente as pessoas se informam, conversam com a família e, depois, voltam para se registrar”, explica.
A Semana do Empreendedor Individual prossegue até sábado(23) nas 111 tendas instaladas nas capitais e cidades de médio porte, além de pontos dos tradicionais pontos de atendimento.
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário