Notícias
Mapa da Informalidade, Nota Fiscal Eletronica e Empresa Fácil foram apresentados nesta quinta-feira (12) a missão técnica formada por coordenadores de políticas públicas e técnicos do Sebrae, do MDIC e de entidades municipalistas
Janaína Mansilha e Andriolli Costa
Grupo visitou o Mercado Municipal de Campo Grande, onde 100% dos empreendedores estão formalizados
A visita começou com a participação do grupo, pela manhã, no evento ‘Empresa Formalizada, Empresa Cidadã’, que reuniu cerca de 700 empreendedores individuais formalizados entre abril e maio para apresentação das opções de linhas de crédito especiais para suas atividades. “O governo está reconhecendo no mercado formal quem já empreende com os mesmos esforços e méritos que qualquer outro empresário”, disse o diretor do Departamento Nacional de Registro e Comércio do Ministério do MDIC, Jaime Herzog.
Na ocasião, prefeitura e Sebrae também assinaram termo que renova a parceria para formalizar 9 mil empreendedores individuais até dezembro
A missão técnica também esteve no Mercado Municipal de Campo Grande, onde 100% dos estabelecimentos estão formalizados, segundo o prefeito Nelson Trad Filho. O local foi um dos focos, assim como a Feira Central e Turística e o Camelódromo, do trabalho de formalização no primeiro semestre deste ano. “Sensibilizamos este público e hoje já temos uma realidade de desenvolvimento empresarial nestes locais”, expõe Trad.
Durante a tarde, a equipe participou de reunião na Casa da Esplanada, com o prefeito e o secretário municipal de Receita, César Estoduto, para conhecer detalhes do Mapa da Informalidade, que traçou em profundidade os dados sobre o universo informal das empresas locais.
Além do Mapa, outras duas iniciativas estiveram em pauta no encontro: a Empresa Fácil e a Nota Fiscal Eletrônica. De acordo com Estoduto, “são antigos sonhos da municipalidade”. Segundo ele, em seis meses de funcionamento, o sistema de notas fiscais eletrônicas bateu a marca de mais de 1 milhão de emissões. “Com ele, é possível emitir o comprovante diretamente pela internet, sem a necessidade de imprimir nada. Isso não só economiza papel, como também elimina problemas como o de armazenamento”, explica.
Já o Empresa Fácil é um sistema que ainda está em estágio inicial, mas que logo pode se tornar realidade no estado. “Em 2005, abrir uma empresas
Conhecer as ações realizadas nos municípios e difundir seus resultados para incentivar as iniciativas em prol da formalização em todo o País é o objetivo da missão técnica que chegou de Brasília. A analista nacional de políticas públicas do Sebrae, Helena Rego, propõe que “conhecer as soluções empreendidas pelas cidades visitadas é extremamente importante para levar novas ideias a outros municípios”.
O cronograma da missão começou no dia 11, em Brasília, prosseguindo nesta quinta-feira (12)
Serviço:
Sebrae
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Agência Sebrae de Notícias – (61) 8118-9821
www.agenciasebrae.com.br
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário