sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Piracicaba (SP) promove Encontro Regional do Empreendedor Individual

Notícias

Meta é envolver as administrações públicas e as entidades de classe para impulsionar a formalização de pessoas que trabalham por conta própria


Do Sebrae/SP

Piracicaba (SP) sedia, nesta sexta-feira, 13 de novembro, o Encontro Regional do Empreendedor Individual, com a meta de envolver as administrações públicas e as entidades de classe para impulsionar a formalização de pessoas que trabalham por conta própria.

Lideranças de 17 municípios da região, entre prefeitos, secretários municipais, presidente de entidades e associações de classe participam do encontro. A proposta é mobilizar as prefeituras para que milhares de empreendedores tenham condições de sair da informalidade e ter acesso aos benefícios da previdência.

“O objetivo é abordar o impacto de inclusão e justiça social que a regularização dos informais vai gerar para os municípios. Também vamos aproveitar para mobilizar os administradores locais sobre a importância da implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa com o intuito de fortalecer o empreendedorismo no estado de São Paulo”, explica Ricardo Tortorella, superintendente do Sebrae/SP. Ao todo, foram organizados encontros em dez regiões do Estado.

Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae/SP em Piracicaba, Laurival Barbosa Neto, o encontro é uma forma de mobilizar os representantes do poder público, as lideranças de classes e os formadores de opinião para esclarecer e orientar, visando implementar definitivamente a figura do Empreendedor Individual, beneficiando milhares de trabalhadores que atuam por conta própria e que podem ser empreendedores individuais, com todos os benefícios da formalização de seus negócios.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa Perfil do candidato a Empreendedor Individual no Estado de São Paulo, realizada pelo Sebrae/SP, o estado de São Paulo possui a maior quantidade de trabalhadores por conta própria do País. Do total de 19,2 milhões de informais brasileiros, 3,4 milhões – que corresponde a 18% do total – estão no estado de São Paulo. Deles 57% estão concentrados nas regiões metropolitanas de São Paulo, de Campinas e da Baixada Santista.

Na região de Piracicaba, os 17 municípios de abrangência do Escritório Regional do Sebrae/SP concentram 109.500 trabalhadores por conta própria. No município de Piracicaba são 32.593 pessoas (32%); Limeira tem 25.287 (23%); em Americana são 17.736 (16%); Santa Bárbara D’Oeste 13.813 (13%); Capivari possui 4.515 (4%) trabalhadores por conta própria; Nova Odessa 3.800 (3%) e São Pedro com 3.552 (3%). Nos demais municípios (Iracemápolis, Rio das Pedras, Elias Fausto, Saltinho, Charqueada, Rafard, Santa Maria da Serra, Ipeúna, Mombuca e Águas de São Pedro) há entre 200 a 1.500 pessoas em condições de se tornarem empreendedores individuais.

A pesquisa mostra ainda que maior parte dos informais do Estado – 56% do total – possui até oito anos de estudo, enquanto 12% têm mais de 15 anos de escolaridade. O setor de comércio e reparação é o que concentra maior parte de informais: 28%. Em seguida, aparecem os setores de serviço (26%), construção civil (17%) e indústria de transformação (15%). No setor agrícola, a participação de informais é de apenas 4%.

Organizado pelo Escritório Regional do Sebrae/SP em Piracicaba, o Encontro Regional do Empreendedor Individual conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Fecomercio, Banco do Povo Paulista, Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Sescon-SP, Fiesp, Facesp, Associação Paulista de Municípios, Nossa Caixa Desenvolvimento, OAB-SP, União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e Faesp.

Serviço:
Data: 13 de novembro
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Espaço Terrazas Acontecimentos
Endereço: Avenida Dr. Cássio Paschoal Padovani, 1400, bairro Morumbi- Piracicaba
Informações: (19) 3434-0600

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário