Notícias
Criação de ferramenta tem precisão de uma máquina industrial, permite que uma única pessoa produza cerca de 200 peças diárias, pesa apenas
Regina Mamede
O tal ‘jeitinho’ resultou em uma invenção muito simples, mas que ele prefere não entrar em detalhes até ter segurança de que é dono de todo o processo. Mas adianta que a técnica que desenvolveu tem muitas vantagens: permite que uma única pessoa produza cerca de 200 peças diárias, pesa apenas
O diferencial mais importante dessa ferramenta, destaca ele, é que, fazendo pequenos ajustes, é possível fazer vincos para diferentes tamanhos de embalagens. Com mais possibilidades, passou também a fabricar outros artigos como caixas, porta-retratos e risque-rabisque. “Faço muitos modelos diferente e se tivesse que comprar uma faca para cada dobra, já teria que ter investido mais de R$ 80 mil”.
Formalização
Animado com a perspectiva de crescimento, ele se formalizou como Empreendedor Individual em fevereiro de 2010. Com o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), procurou o Sebrae no Rio de Janeiro em busca de orientação empresarial e acabou por ser beneficiado também pelo programa Bônus Propriedade Intelectual (Bônus PI) que, em parceria com a Rede de Tecnologia, oferece serviços subsidiados de proteção à propriedade intelectual para empresas.
“Estava tão focado no produto, que não percebi que o meu maior bem era a própria ferramenta. Já estou negociando uma parceria com um escritório de designer para comercializar a prensa. O preço inicial está estimado em cerca de R$ 400 mil. Imagine a diferença que isso poderia fazer para uma cooperativa”, exemplifica.
O sonho dele é viver da venda da ferramenta e ensinar o ofício. A mulher, Luciana Gomes de Oliveira, quer abrir uma loja. “Ela desenvolve modelos e cria detalhes lindos que valorizam as embalagens. Há algum tempo, a gente tinha dificuldade até para sair de Jacarepaguá (bairro da zona oeste da cidade) e vender o nosso trabalho em outros bairros. Hoje, já recebemos encomendas para desenvolver caixas de joias. O trabalho está crescendo muito e penso até em exportar”.
Como ainda não tem verba para ter seu próprio espaço de exposição virtual, Paulo explica que para visualizar sua obra, basta digitar o endereço celuartesanal@hotmail.com em um site de busca.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias:
Central de Relacionamento Sebrae:
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Sebrae no Rio de Janeiro:
Celuartesanal:
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário