quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Empreendedores têm oficinas específicas em Itabuna (BA)

Mutirão de capacitação ensina administração financeira e acesso ao crédito

Maurício Maron

Salvador – Formalizado como Empreendedor Individual (EI) desde 2010, o eletricista Nivaldo Soares Cerqueira, de 35 anos, garante que nos últimos dois anos viu dobrar o seu faturamento. Mas o ritmo intenso de trabalho, atendendo diariamente clientes que vão desde donas de casa até estabelecimentos comerciais, tem dificultado a administração de sua vida financeira.

“Na rua faço trabalhos de R$ 30 a R$ 50, e gasto de acordo com a necessidade da família. Isso não está certo”, admite. Ao saber que o Sebrae em Itabuna estava oferecendo 14 oficinas com temas relacionados ao cotidiano do EI, Nivaldo não perdeu tempo e se inscreveu no módulo SEI Controlar o Meu Dinheiro.

Empreendedores individuais dos setores de comércio de alimentos e vestuário se destacaram na participação do evento. Oficinas do SEI Empreender, SEI Vender e SEI Comprar, mobilizaram empreendedores que participaram de debates e troca de experiências. A iniciativa também contou com o apoio da prefeitura de Itabuna e da unidade regional do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). Servidores da Previdência deram plantão no local para tirar dúvidas sobre direitos previdenciários.

“Muitos nem sabem quais benefícios estão disponíveis”, explica a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária, Tiana Brandão. Segundo ela, quem se formaliza tem direito a uma série de benefícios do INSS, como aposentadoria por idade, auxílio financeiro em caso de doença ou acidente de trabalho e, no caso das mulheres, auxílio maternidade por 120 dias. “O único benefício que o EI não tem direito é o da aposentadoria por tempo de serviço. Neste caso, no futuro, ele precisa fazer uma complementação da contribuição”, explica Tiana.

A gestora de atendimento do Sebrae em Itabuna, Andréa Muniz, reforça que além das oficinas, as tendas servem como central de informação para novos trabalhadores que pretendem aderir à formalização. Em todo o sul da Bahia, já atuam cerca de 6 mil Empreendedores Individuais.

Mais oficinas

Nesta quinta-feira (9), a programação será encerrada com duas oficinas: Crédito ao Micro e Pequeno Empresário, que acontecerá das 8h30 às 12h30, e Crédito ao Empreendedor Individual, das 14h às 18h.

“A busca de recursos para investir no próprio negócio é sempre a grande dificuldade apresentada tanto pelo pequeno empresário, quanto pelo empreendedor individual”, explica o gerente regional do Sebrae, Renato Lisboa. “Mas as coisas estão melhorando. Os bancos oficiais estão reconhecendo o potencial deste setor e desburocratizando os empréstimos”, completa.

Lisboa destaca que as duas oficinas de encerramento serão extremamente importantes já que contarão com a presença de representantes dos bancos do Nordeste, do Brasil e Caixa Econômica que tirarão dúvidas sobre obtenção de recursos para alavancar negócios.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário