quinta-feira, 10 de março de 2011

Pernambucanos assinalam vantagens da formalidade

Notícias

A chance de ampliar os negócios e os benefícios sociais são citados como conquistas originárias da adesão ao Empreendedor Individual

Fausto Muniz

Recife - Criada por meio da Lei Complementar n°128 do ano de 2008, a modalidade jurídica do Empreendedor Individual (EI) possibilita a empresários que possuem um pequeno negócio, seja no setor de prestação de serviços ou no comércio em geral, a chance de se registrar e usufruir dos benefícios proporcionados pela formalidade.

A fotógrafa Lizete Andrade realizou seu cadastro no início do segundo semestre de 2010. Desde a infância, a arte de fotografar "pulsa em sua veia", no aspecto financeiro e no prazer em exercer uma profissão. Este ano, ela se formou no curso de graduação em fotografia e tem como grande objetivo abrir seu próprio estúdio.

Lizete aponta que um dos maiores benefícios gerados pela formalização é a possibilidade de contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter mais segurança com relação ao futuro. “Tenho muitos anos de atuação no mercado, mas foi somente com o Empreendedor Individual que pude investir em minha aposentadoria”, revela.

Vantages contábeis

A cabeleireira Márcia Maria da Silva é dona de um salão de beleza no bairro da Madalena, no Recife. Segundo ela, a opção pelo EI trouxe vantagens também para a contabilidade de seu empreendimento. “Hoje faço o acompanhamento mensal de todas as despesas e dos lucros. Antes não me preocupava tanto e agora estou mais atenta a esses detalhes”, afirma.

Assim como Linete, Márcia Maria da Silva começou a trabalhar desde muito cedo como manicure, mas o direito à aposentadoria adquiriu apenas agora, por meio da nova categoria. Ela acrescenta que uma das novidades a ser lançada ainda este ano para seus clientes é o pagamento via cartão de crédito e espera contratar mais profissionais devido ao aumento de fregueses. “A regulamentação tranquiliza o trabalho do autônomo, que precisa pegar no batente todos os dias. Não me arrependo em nenhum momento de ter feito o cadastro, algo muito fácil de conseguir”.

Saiba mais sobre o Empreendedor Individual.

Serviço:

Mais informações: www.pe.sebrae.com.br
www.portaldoempreendedor.gov.br

Sebrae em Pernambuco - (81) 2101-8499 - www.pe.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário