quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pesquisa inédita mostra perfil do Empreendedor Individual em Brasília

Notícias

Mais de 90% trabalhadores autônomos do Distrito Federal têm interesse em aderir ao Empreendedor Individual. A maioria é composta por mulheres (52,4%). A idade média é abaixo dos 30 anos (36%). Muitos vieram do Nordeste (45,3%) para tentar a vida na Capital da República.  Número expressivo cursou o ensino médio (37%), tem renda de até dois salários mínimos (31,3%) e sustentam a família (20,9%). Esse é o perfil do trabalhador autônomo do Distrito Federal, que será apresentado nesta quinta-feira (29), às 8h30, no Sesc Presidente Dutra (SCS Qd. 02 – Bloco C, Edif. Presidente Dutra).

O levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Desenvolvimento em parceria com o Sebrae no Distrito Federal, mostra quem são, o que fazem e, principalmente, quais as dificuldades dos autônomos em aderir ao programa de formalização do Empreendedor Individual criado em julho de 2009. A pesquisa do Instituto Fecomércio cadastrou 5.119 profissionais autônomos de 18 Regiões Administrativas.

De acordo com o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, José Carlos Moreira De Luca, cerca de 62 mil empresas estão cadastradas na Receita Federal, por meio do Simples Nacional. Com o advento da Lei Complementar n° 128/2008, que criou o Empreendedor Individual (EI), mais de 125 mil empreendedores informais no Distrito Federal poderão ser beneficiados. “Esse número, extraído da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio), aponta que a informalidade representa uma força econômica relevante. No entanto, o público que efetivamente se beneficiará dessa iniciativa nos primeiros anos depende de uma série de esforços, que deverão ser conjugados para o sucesso pleno da medida”, avalia.

Para o superintendente, o estudo inédito no país ajudará a desenvolver estratégias de divulgação do EI. “Não contávamos até agora com uma radiografia da informalidade na Capital do Brasil. Esperamos receber recursos para ampliar o escopo e atingir todas as Regiões Administrativa do DF, já que esta primeira mostragem abrangeu 18 regiões”, adianta De Luca. “Ser o relator da lei do Empreendedor Individual me enche de orgulho. Agora precisamos batalhar para que os benefícios cheguem aos trabalhadores”, defende o presidente do Sistema Fecomércio/DF, senador Adelmir Santana.

Perfil do Trabalhador Autônomo do DF

- Mulheres: 52,4%

- Menos de 30 anos de idade: 36%

- Renda entre 1 e 2 salários mínimos: 31,3%

- A renda sustenta mais dois dependentes: 20,9%

- Ensino médio completo: 37%

- Naturalidade nordestina: 45,3%

- Trabalha fora de casa: 83,3%

- Trabalha em Serviços: 48,4%

- Gostaria de treinamento em gestão de pequenos negócios: 18,2%

- Tem dificuldade em conseguir empréstimo: 20,5%

- Em processo de formalização no EI: 10,3%

- Interesse em formalizar: 94,7%

- Conhece o Empreendedor Individual: 68,5%

- Gostaria de conhecer as vantagens do EI: 99%

- Sabe onde ter informações do EI: 76,5%

Empreendedores Individuais

- 206.124 mil formalizações no País até 15/04/2010

- Mais de 3 milhões de acessos ao Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br)

- 5.461 mil formalizações no Distrito Federal até 15/04

Fonte: Agência Sebrae

 

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Formalização ganha novos adeptos

Notícias

A segunda etapa do Microempreendedor Individual (MEI) começou a todo vapor em fevereiro deste ano. Até o dia 6 de abril, já foram registradas 12.200 empresas no Rio Grande do Sul. A maior parte delas está em Porto Alegre, com 847 registros. O número está defasado, segundo o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Jorge Melo. Ele acredita que muitos cadastros já realizados não estão nessa conta oficial devido a um desencontro entre as informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Sespro) e as Juntas Comerciais dos estados. De acordo com ele, há mais de 17 mil MEIs legalizados, mas que não foram registrados devidamente em decorrência de problema no sistema de dados. “O intercâmbio entre a Serpro e as Juntas Estaduais não está funcionando como deveria. Falta fazer a informação chegar às regiões”, afirma.

Melo explica porque o nome da categoria, inicialmente conhecida como Microempreendedor Individual, mudou para Empreendedor Individual. A mudança tem apenas um caráter nominal, sem diferenças práticas. O prefixo micro foi suprimido para não diminuir a categoria, ou tornar o termo pejorativo, e foi resultado de uma pesquisa de opinião. Porém, o nome correto que consta na Lei Complementar 128/2008 é Microempreendedor. A maioria dos registros é caracterizada por empreendimentos de doceiras, oficinas mecânicas, cabeleireiros e manicures, afirma Melo. O número de descadastros até hoje é baixo, e entre as vantagens apontadas pelo diretor da entidade estão a possibilidade de participar de licitação, ter um CNPJ e virar empresário formalizado com vários benefícios fiscais. “Quanto mais facilidade para o empreendedor, melhor. O cidadão sente-se mais valorizado e para o governo também é muito bom, principalmente por toda a parte que simplifica os registros automáticos”, afirma.

Embora o número oficial atingido até agora não represente fielmente a realidade dos cadastros, o governo pensa em realizar ainda neste ano uma campanha de incentivo à formalização dos empreendedores. Segundo informações passadas à Jucergs por representantes da Receita Federal, de Brasília, nos próximos dias serão divulgados dados mais específicos em relação aos registros de MEI.

Outra novidade é que até o fim deste semestre sai um pacote de medidas com mais simplificações para o Empreendedor Individual. Uma delas é o aumento da relação de atividades cujos profissionais podem se formalizar pelo novo mecanismo, a exemplo de esteticistas e piscineiros. Outra é a definição de nota fiscal online gratuita para esses empreendedores, acessível via Portal do Empreendedor. Essas são duas das medidas que estão sendo definidas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Outras simplificações que saem até o final deste semestre estão sendo definidas pelo Comitê Gestor da Redesim (CGSM), que regulamenta o empreendedor em questões não tributárias. São medidas que tratam do sistema de registro dos empreendedores, que é feito via Portal do Empreendedor. Já está definido, por exemplo, que haverá uma página de conferência de dados antes da confirmação de registro e um sistema de ajuda online nos campos de inscrição. O objetivo é evitar erros e gasto de tempo e custos para alterações, conforme ocorre atualmente. O Comitê ainda está trabalhando para que, a partir do próximo semestre, os empreendedores também possam realizar alterações e dar baixa da atividade pelo Portal do Empreendedor. Para isso, hoje é preciso ir à Junta Comercial e pagar taxas pelo serviço.

Inclusão na ponta da agulha

A inscrição no MEI representa, para seus novos adeptos, mais vantagens do que desvantagens. Foi assim também para a costureira Maria Marluce Ferreira Simão. “A melhor parte é que agora passamos a pagar o INSS.” Ela, que a vida inteira trabalhou em casa, nunca antes pagou nenhum tipo de encargo social, já que sempre esteve na informalidade. Agora, que está formalizada, paga inclusive as mensalidades adiantadas do INSS. Maria sente-se, com isso, mais segura em relação aos possíveis imprevistos que possam ocorrer com sua família ou sua saúde.

Costureira há mais de dez anos, Maria Marluce fabrica roupas, camisetas e uniformes para empresas e escolas. O que está sendo um diferencial, na opinião dela, é que aumentou sua autoestima como pessoa e como profissional. “Com o CNPJ, sinto que faço parte de uma empresa de verdade”, afirma.

Faz apenas um mês que ela é cadastrada como MEI, mas apesar do pouco tempo, as mudanças já estão sendo percebidas. A iniciativa partiu da própria Maria, que foi em busca de ajuda com o contador. Sentiu-se bem atendida e achou muito fácil tornar-se uma empresária formal. Ela, que veio do Rio Grande do Norte há 11 anos, passou a vida costurando. Maria Marluce sempre trabalhou na informalidade, mas com o nome da sua empresa - Brasil Atlântico - no papel, parece que costurar tornou-se uma profissão ainda mais digna.

Paraíba realiza mobilização para cadastramento

Uma mobilização realizada para realizar novos cadastros do Empreendedor Individual movimentou a Capital da Paraíba, João Pessoa, em um dos principais centros comerciais da cidade na semana passada. A Mobilização do Empreendedor Individual (EI) cadastrou mais de 100 novos empresários. O evento organizado pelo Sebrae Paraíba e instituições parceiras visa a atender as pessoas que procuraram informações e instruções sobre o cadastro. O atendimento gratuito oferecido na Mobilização disponibilizou o Alvará de Funcionamento provisório no ato do registro, além do número do CNPJ. Outro dado expressivo é a participação do público nas palestras que acontecem a cada hora. Cerca de 100 pessoas assistiram às palestras ministradas por técnicos do Sebrae/PB, com duração de 50 minutos. Todos os que procuram a tenda da formalização são convidados a conhecer melhor os benefícios do Empreendedor Individual. Depois das palestras, os clientes podem visitar os estandes do circuito formado por INSS, PMPJ, Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade, Caixa Econômica Federal e Junta Comercial.

Falta de nota fiscal dificulta atuação

O serviço do MEI está ajudando na organização da Economia brasileira. A opinião é do contador, administrador e professor universitário Marcone Hahan de Souza, da M&M Contabilidade. Para ele, as pequenas empresas estão paralelamente tirando proveito da formalização das microempresas. Isso porque antes elas tinham que utilizar mão de obra e agora estão regularizando toda uma cadeia produtiva. “O pequeno empresário, que antes comprava de fornecedores não legalizados, agora utiliza os fornecedores cadastrados no MEI”, informa.

Em relação aos pagamentos, Souza explica que há diferentes valores de acordo com as categorias. O valor fixo é de 11% sobre um salário-mínino, ou seja, R$ 56,10. Esse valor varia se a empresa for da área de comércio ou indústria, pagando mais R$ 1,00. Para aquelas do ramo de prestação de serviço, há o acréscimo de R$ 5,00. No total, o valor pode variar de R$ 57,10 a R$ 62,10.

As principais dificuldades apontadas são em relação a cobrança de ISSQN/Dec, que é considerada por Souza como uma obrigação acessória complexa para os microempreendedores. “As empresas que têm ICMS não são exigidas quanto às obrigações, mas não recebem notas”, afirma. Ele explica que, apesar de o problema atrapalhar os empresários, essa adaptação faz parte do processo. “Quando eles chegam aqui, sabem fazer seu trabalho, mas em termos de burocracia e documentação têm muito a aprender. Mas com as leis novas costuma ser assim: as pessoas demoram para se adaptar.”
Velocidade na regulamentação da firma

Trabalhando no ramo há cinco anos, o motoboy Sandro Valério Couto está regularizado desde setembro, tendo sido um dos primeiros do Estado a fazer parte do sistema. Ele conta que estava ansioso para se cadastrar. Ficou meses indo até a Junta Comercial para saber se já havia começado o cadastramento. Antes de integrar o grupo de microempreendedores individuais, ele utilizava a firma do cunhado para emitir notas fiscais. Mas, em função da crise financeira internacional que assolou muitas companhias no ano passado, a empresa fechou e ele teve que abrir a sua própria.

Para Couto, a iniciativa trouxe muitos resultados positivos. Ele, que não possuía nem conta em banco, passou a ter uma com direito a crédito e poder emitir nota fiscal - fato que trouxe mais credibilidade junto aos clientes. Com o CNPJ em mãos, passou a comprar mercadorias para seus clientes com desconto.

O INSS foi outro aspecto que facilitou a sua vida. Ele considera barato o que paga para a aposentadoria e os governos municipal, estadual e nacional ao mesmo tempo. O motoboy, que há 4 anos não contribuía para o Fisco, considerou como único ponto negativo o fato de não ter sido instruído e informado devidamente sobre a declaração do Imposto de renda e do Rais. Apesar disso, ele considera que o MEI está sendo uma oportunidade de organizar sua vida profissional e ter uma segurança no aspecto da saúde. “O auxílio-doença é muito importante. Eu só  fiquei encostado uma vez, mas vi como faz falta e é importante ter esse auxílio”, afirma.

Fonte: Jornal do Comércio - RS

 

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Programa de rádio mostra benefícios do Empreendedor Individual

Notícias

Na próxima segunda-feira (26), Sebrae lança campanha para divulgar a nova produção radiofônica, que irá ao ar para mais de 600 emissoras a partir de 3 de maio

Regina Mamede

Brasília - Mais de 600 emissoras de rádio de todo o país vão transmitir, a partir do dia 3 de maio, a nova série do Sebrae, que em 2010 traz como tema o Empreendedor Individual. Para divulgar os programas, na próxima segunda-feira (26), a instituição lança uma campanha informativa.

O jingle "Chegou a vez de ficar legal com a lei do Empreendedor Individual" dá o tom da série de 20 episódios, que vai mostrar as vantagens da legalização e os benefícios dessa figura jurídica. Uma das condições para que as categorias enquadradas na lei possam aderir é que seu faturamento anual não ultrapasse R$ 36 mil.

Os spots da campanha, com duração de 30 segundos, terão três versões, que dão uma prévia do conteúdo do programa,  como benefícios, impostos e o registro.

Na nova série do Sebrae, personagens como um motoboy, um jardineiro e um vendedor de cachorro-quente vão levantar as dúvidas mais frequentes, como o valor do imposto e os benefícios a que terão direito. As questões serão esclarecidas pelo gerente-adjunto da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, André Spínola.

Linguagem acessível

Nos 20 programas, de 3 minutos cada, todos os temas do Empreendedor Individual serão aprofundados. O conteúdo foi produzido pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A série foi concebida em formato de novela, com uma linguagem acessível.

“O programa terá um conteúdo educativo e foi desenhado para possibilitar o aprendizado do ouvinte”, explica a coordenadora nacional dos Programas de Rádio do Sebrae, Carolina Moraes.

Para estimular ainda mais o interesse do público, o Sebrae já começou a distribuir mais de 2,5 mil pochetes, que serão sorteadas entre os ouvintes.

Com o objetivo de multiplicar o acesso à informação, os empreendedores também serão orientados a ligar para a Central de Relacionamento Sebrae pelo número 0800 570 0800; na Previdência Social, pelo 135. Também serão aconselhados a buscar o Portal do Empreendedor, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9110. www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

 

quinta-feira, 22 de abril de 2010

EI: cobrança indevida de multa

Notícias

 

Fenacon

O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, enviou comunicado pedindo que os empreendedores individuais desconsiderem a cobrança de multa para quem não entregou a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, ano-base 2009. A cobrança foi enviada indevidamente porque a base de dados da Receita Federal do Brasil realiza a busca por meio do CNPJ.

Segue a íntegra do documento:

Brasília 19 de abril de 2010

Prezado Empreendedor Individual,                                                         

Comunicamos que a Notificação de omissos da RAIS 2009, do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, foi enviada a todos os estabelecimentos que se inscreveram no CNPJ da Receita Federal no ano de 2009, indistintamente, e que não declararam a RAIS 2009. O envio do Comunicado ao empreendedor individual deve-se ao fato do mesmo possuir CNPJ.

Entretanto, o MTE, juntamente com o MDIC, está firmando um termo de Cooperação Técnica visando captar a declaração do empreendedor individual à RAIS, diretamente por meio de sistema, não havendo, assim, necessidade de uma declaração específica de cada empreendedor individual.
Neste sentido, solicitamos a gentileza dos empreendedores individuais  desconsideraram o referido Comunicado.

Atenciosamente,

Coordenação-Geral de Estatísticas do Trabalhado

Ministério do Trabalho e Emprego  

 

 

terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília forma 1ª Turma de Agentes de Orientação Empresarial

Notícias

Projeto inédito prepara consultores do Sebrae no Distrito Federal para atender in loco empreendedores individuais, microempresas e informais

Ana Gabriella Sales

Mércia Oliveira

Formatura da 1ª Turma de Agentes de Orientação Empresarial

Brasília
- Depois de passar por 80 horas de capacitação, 25 consultores do Sebrae no Distrito Federal já estão prontos para ir a campo como Agentes de Orientação Empresarial. A iniciativa inédita faz parte do Projeto de Atendimento Negócio a Negócio, voltado para empreendedores individuais e microempresas do Distrito Federal.

A idéia é aproximar ainda mais o Sebrae do seu público-alvo, levando consultorias gratuitas in loco àqueles que desejam se formalizar e melhorar a gestão do negócio.

Os credenciados foram preparados para detectar as principais necessidades dos novos empreendedores individuais e empresas de economia popular, com até quatro funcionários, em todas as regiões do Distrito Federal. De acordo com a gestora Mércia Oliveira Rocha, da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae/DF, o curso oferece módulos que destacam, por exemplo, as características do empreendedor, com a ajuda de atividades práticas. “A idéia é que o consultor trabalhe como um agente, que ele escute mais o cliente”, afirma.

Os novos Agentes farão três visitas a cada empreendimento. A primeira para estabelecer o contato e iniciar um vínculo; a segunda para fazer um diagnóstico da realidade da empresa; a terceira para acompanhar os resultados das ações propostas pela consultoria. A meta é realizar nove mil visitas a empresas formais até dezembro. “O objetivo é criar um vínculo, uma conexão entre a empresa e o Sebrae através deste atendimento continuado”, completa Mércia.

Esta foi apenas a primeira etapa. Segundo a gestora, novas turmas ainda serão abertas este ano. A próxima está marcada para o período de 3 a 14 de maio, sempre de 8h às 18 horas, na sede do Sebrae/DF. O projeto Negócio a Negócio está sendo implementado desde 2009 no Distrito Federal com a orientação do Sistema Sebrae.

Serviço:
Sebrae/DF – 3362-1691
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
www.df.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Empreendedor Individual terá novas atividades e simplificações

Notícias

Entre as novidades estão aumento da relação de atividades que podem se formalizar, acesso nota-fiscal on-line e alterações de dados cadastrais pelo Portal do Empreendedor

Dilma Tavares

Gilmar Felix

Gerente de políticas públicas, Bruno Quick

Brasília
- Até o fim deste semestre sai um pacote de medidas com mais simplificações para o Empreendedor Individual (EI). Uma delas é o aumento da relação de atividades cujos profissionais podem se formalizar pelo novo mecanismo, a exemplo de esteticistas e piscineiros. Outra é a definição de nota fiscal on-line gratuita para esses empreendedores, acessível via Portal do Empreendedor. Essas são duas das medidas que estão sendo definidas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

Outras simplificações que saem até o final deste semestre estão sendo definidas pelo Comitê Gestor da Redesim (CGSM), que regulamenta o EI em questões não tributárias. São medidas que tratam do sistema de registro dos empreendedores, que é feito via Portal do Empreendedor. Já está definido, por exemplo, que haverá uma página de conferência de dados antes da confirmação de registro e um sistema de ajuda online nos campos de inscrição.

O objetivo é evitar erros e gasto de tempo e custos para alterações, conforme ocorre atualmente. O CGSIM ainda está trabalhando para que, a partir do próximo semestre, os empreendedores também possam realizar alterações e dar baixa da atividade pelo Portal do Empreendedor. Para isso, hoje é preciso ir à Junta Comercial e pagar taxas pelo serviço.

As novidades foram apresentadas pela consultora do Sebrae Inês Schwingel, nesta sexta-feira (16), para integrantes das unidades de Políticas Públicas e de Atendimento Individual do Sebrae que trataram do assunto dentro da programação da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, em Brasília. “São demandas represadas e que devem ser implementadas ainda este ano”, disse.

Segundo o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) e representante do CGSIM no encontro, Jaime Herzog “Esse é um programa de inclusão social sem similar no mundo, portanto estamos aprendendo a fazer, fazendo”.

O Sebrae participa do Comitê Gestor da Redesim. A instituição tem como meta contribuir para a formalização de um milhão de trabalhadores por conta própria como Empreendedor Individual até dezembro de 2010. Para isso trabalha com orientação e capacitação e até ajudando na parte operacional da formalização desses empreendedores.

A meta de um milhão de EI formalizados é uma das Metas Mobilizadoras que foram estabelecidas pelo Sistema Sebrae para este ano. Potencializar ações para que as metas sejam alcançadas foi um dos temas da Semana de Capacitação. No encontro desta sexta-feira (16) foram debatidas estratégias para a execução essas ações.

Os gerentes de Políticas Públicas e de Atendimento Individual da instituição, respectivamente Bruno Quick e Ênio Pinto, destacaram a necessidade do uso de criatividade para ampliar a irradiação de informações e de mobilizações de parceiros. “É preciso envolver mais pessoas”, disse Quick, lembrando ser preciso usar todas as ações do Sistema Sebrae parceiros para que sirvam como de meios de comunicação e mobilização do público-alvo. Exemplos dessas ações são a Feira do Empreendedor e o Desafio Sebrae. “Precisamos ir à campo, articulando o envolvimento de mais lideranças nessa missão”, reforçou Ênio Pinto.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9110 e 217-9104

www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mutirão do Empreendedor Individual oferece consultoria gratuita

Notícias

Ação começou na segunda-feira (5) e vai até sexta-feira (9) em pontos de atendimento de Salvador e Região Metropolitana

Fátima Emediato

Salvador - Liliana dos Santos Nascimento, de 27 anos, se registrou como empreendedora individual no primeiro dia do Mutirão de Legalização do Empreendedor Individual, na segunda-feira (5), em Salvador. A ação prossegue até sexta-feira (9) em oito Pontos de Atendimento do Sebrae em Salvador, Camacari, Lauro de Freitas e Alagoinhas. A campanha envolve ainda pontos de atendimento provisórios instalados nas sedes de entidades parceiras nos bairros de Plataforma, Cajazeira X, Itapuã, Paripe, Pau Miúdo, Brotas, Pernambués e bairro da Paz, todos em Salvador.

Liliana é dona de um armarinho no bairro de Alto dos Coutos, na capital da Bahia, e procurou o Ponto de Atendimento do Sebrae das Mercês, na avenida Sete, para fazer o registro de empreendedora individual. Na ocasião, aproveitou para agendar gratuitamente uma consultoria do Sebrae.

A jovem empresária, que passou a ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), disse que vai providenciar uma máquina de cartão de crédito, já que é grande o número de clientes que preferem comprar por este meio.

Com o CNPJ Liliana diz que pretende negociar preços mais baixos das mercadorias que revende, como material de papelaria, e contar com uma maior variedade de fornecedores, que só vendem para quem tem nota fiscal. Também como empreendedora individual Liliana passa a ter acesso aos benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, auxílio- doença e salário-maternidade.

Novos fornecedores

De acordo com a técnica do Sebrae, Patrícia Bonavides, em apenas 11 dias do mês de março foram realizadas 180 consultorias gratuitas para os empreendedores individuais registrados no Centro de Atendimento ao Empreendedor nas Mercês, na avenida Sete, em Salvador. A consultoria é uma das vantagens do registro. Nela o empresário poderá tirar dúvidas e ser direcionado para cursos e programas que ajudam a melhorar o desempenho do negócio.

A cabeleireira Hilma Rodrigues, de 37 anos, também se registrou como empreendedora individual no Centro de Atendimento das Mercês e ganhou a sua consultoria gratuita. “Agora, como empreendedora individual e com o CNPJ em mãos, vou poder ter em meu salão uma máquina de cartão de crédito para aumentar a clientela e conseguirei comprar produtos de outros fornecedores que só vendem para que tem CNPJ”, ressalta Hilma.

Grande oportunidade

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/BA, João Martins da Silva Júnior, acompanhou o primeiro dia da semana de Legalização do Empreendedor Individual, no Centro de Atendimento ao Empreendedor nas Mercês, em Salvador. Na ocasião, João Martins disse que o Empreendedor Individual é a grande oportunidade para quem quer realmente se legalizar.

Também presentes na visita estavam o superintendente do Sebrae/BA, Edival Passos, o coordenador da Unidade Regional Salvador, Richard Alves, e os assessores do Conselho. Na ocasião, Edival Passos, mostrou ao presidente do Conselho do Sebrae/BA os avanços no registro de empreendedor individual no estado. De 8 de fevereiro a 29 de março foram mais de 5,7 mil registrados na Bahia.

Saiba mais sobre o Empreendedor Individual: http://tv.sebrae.com.br/home/sebraenacional/program/1149/orientacao-ao-empreendedor-individual

Serviço:

Para se registrar como Empreendedor Individual basta acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br ou ir até um pontos de atendimento do Sebrae.

Mais informações sobre o Empreendedor Individual podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800. A ligação é de graça e funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 20h.

Confira os endereços do Mutirão da Legalização em Salvador e Região Metropolitana

Em Salvador, nas 5 unidades de atendimento permanentes do SEBRAE BA na capital:

Centro de Atendimento ao Empreendedor
Av. Sete de Setembro, 261 - Mercês. Tel.: 3320-4526

Pelourinho
Rua das Laranjeiras, 02, Terreiro de Jesus - Pelourinho. Tel.: 3321-9509

Itapagipe
Rua Direta do Uruguai, 753, Bahia Outlet Center, loja 134. Tel.: 3312-0151

Liberdade
Rua Lima e Silva, 74, Shop. Liberdade, Lj 235. Tel.: 3241-8126

SAC Empresarial
Av. Otávio Mangabeira, 6929, Multishop - Boca do Rio. Tel: 3281-4154

Nas 3 unidades de atendimento permanentes do SEBRAE BA em cidades vizinhas:

Camaçari
Rua do Migrante s/n, Centro, CEDAP, Casa do Trabalho. Tel.: (71) 3222-7332

Lauro de Freitas
Shopping Ponto Verde, sala 35, Avenida Santos Dumont, Km 2,5 - Estrada do Coco. Tel.: (71) 3378-9836

Alagoinhas
Rua Marechal Deodoro, 68, Edf. Maria Amélia - Centro. Tel.: (75) 3422-1888

Em 8 pontos especiais de cadastramento equipados pelo SEBRAE nos seguintes bairros de Salvador:

Bairro Plataforma
Local: Movimento de Cultura Popular do Subúrbio
Rua São Bartolomeu, nº 1190

Bairro Cajazeira X
Local: AMICRO Cajazeiras
Av. Engenheiro Ricardo Castro Nery, 51 sala 2
referência: Centro Comercial o Fazendão – LARGO DA FEIRINHA

Bairro Itapuã
Local: AMICRO Itapuã
Praça do evento - Praça Roberto Pugas
Referência: Onde está a INSUNUANTE

Bairro Paripe
Local: Centro Comunitário da Igreja Batista Central de Paripe
Rua Rui Barbosa nº 30
Referência: Ponto de Referencia - Próximo ao Comercial Pereira

Bairro Pau Miúdo
Local: APEMISA- Associação das Pequenas e Microempresas de Salvador
Praça cons. João Alfredo nº 10 1 andar –sala 1/3
Referência: Caixa D’água

Bairro Da Paz
Local: Cooperativa Colibris
Rua da Resistência nº 136

Bairro Brotas
Local: Área de convivência (Praça principal) do Florestal Shopping
Endereço: Rua Waldemar Falcão, 146 Horto Florestal - Brotas
Referência: Em frente ao Colégio Luis Viana

Pernambués
Local: Centro Social Urbano de Permanbués
Rua Tomas Gonzaga nº150

Fonte: Agência Sebrae