quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pequenos terão estímulo à formalização e gestão

Notícias

Sebrae-PE lançou, ontem, o projeto Negócio a Negócio, para prestar atendimento gratuito a 55 mil empreendedores individuais e 70 mil microempresas com até quatro empregados

Tiago Cisneiros

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - 22/8/07
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - 22/8/07

Programa do Sebrae vai oferecer atendimento gratuito a 55 mil empreendedores individuais e 70 mil microempresas com até quatro empregados

Você é um empreendedor individual informal ou tem uma pequena empresa? Se a resposta for sim, esta reportagem é para você. Se a resposta for não, fique à vontade para ler também. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) lançou, ontem, o projeto Negócio a Negócio, para prestar atendimento gratuito a 55 mil empreendedores individuais e 70 mil microempresas com até quatro empregados. A ideia é estimular a formalização e auxiliar no trabalho de gestão empresarial nos 184 municípios do estado e Fernando de Noronha. Outro objetivo da ação é ampliar para 96 o número de prefeituras que adotam a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Atualmente, são apenas 32.

A partir de fevereiro, agentes de orientação empresarial capacitados pelo Sebrae irão diagnosticar deficiências e orientar microempresários e empreendedores individuais de todo o estado. Todo o processo durará entre cinco e seis meses. Para levar o projeto adiante, o Sebrae contará com o apoio de parceiros, como prefeituras, associações empresariais, universidades e instituições de microcrédito.

O projeto consistirá em três visitas técnicas a cada microempreendedor formal. Na primeira, o agente explicará os objetivos da iniciativa e aplicará um questionário simplificado sobre a situação da empresa. As respostas permitirão ao Sebrae traçar o diagnóstico das deficiências e encontrar as possibilidades de melhoria do negócio.

Na segunda visita, o empreendedor terá contato com os pontos fracos identificados pelo agente capacitado do projeto e receberá as sugestões de como melhorar o desempenho da empresa. O terceiro encontro consistirá na verificação da evolução da empresa e dos resultados obtidos a partir da ação do Sebrae.

Entre a segunda e a terceira visita, o empreendedor poderá participar de ações itinerantes, chamadas Jornadas Negócio a Negócio, para adquirir mais informações, através de cursos, palestras, oficinas e orientações gratuitas. Nos encontros, também irão receber atendimento sobre temas como crédito, alvará de funcionamento e previdência social. Essa fase deverá acontecer em até três meses depois da visita inicial.

Já os empreendedores informais receberão uma única visita do agente responsável, que estará incubido de explicar as vantagens da formalização e esclarecer dúvidas sobre o processo. Caso regularize a sua situação, o empresário poderá solicitar ao Sebrae a participação nas demais etapas do projeto Negócio a Negócio. A meta de 70 mil microempresas atendidas inclui esse público em potencial.

O início da ação junto ao empreendedor informal depende da normalização do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), criado pelo governo federal para fins de formalização. O site deveria estar funcionando em Pernambuco desde julho. Agora, a esperança é que seja ativado em fevereiro. Para se regularizar, o empreendedor precisará gastar uns 30 minutos prestando 15 informações sobre o seu negócio.

Se você quiser mais detalhes sobreo projeto Negócio a Negócio em Pernambuco, pode entrar em contato com o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800. A ligação é gratuita.

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário