Notícias
Programa lançado pela instituição aborda as áreas de finanças, vendas, gestão, empreendedorismo, comprar, planejamento e cooperação
Mariana Flores
Luiz Barretto, durante evento realizado em Ceilândia (DF)
Brasília - Com o objetivo de capacitar os 1,2 milhão de empreendedores individuais formalizados em todo o país, o Sebrae lançou no último dia 30 de junho o Sebrae para Empreendedor Individual – SEI, programa de capacitação baseado em sete soluções educacionais. O programa está dentro da missão da instituição de oferecer produtos diferenciados para cada público empresarial, como destacou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, durante o evento realizado em Ceilândia (DF), na 3ª Semana do Empreendedor Individual.
“Aprendemos que para cada público temos de ter produtos específicos e um tipo de abordagem diferenciada. O empreendedor individual tem de ser atendido onde ele está e vamos fazer uma procura ativa desse profissional, que não tem tempo para fazer um curso fora”, disse Barretto.
Na cerimônia, o primeiro empreendedor individual formalizado no país, o vendedor de bijuterias brasiliense Adalberto Oliveira dos Santos, recebeu um pedaço de bolo em comemoração ao aniversário de dois anos da lei.
O programa SEI é composto de sete linhas de produtos: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar meu dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir forças para melhorar. Os conteúdos serão oferecidos em formatos de oficinas, cartilhas, mensagens por celular e kits educativos. Os temas abordarão as áreas de finanças, vendas, gestão, empreendedorismo, comprar, planejamento e cooperação. Os pilotos foram aplicados no Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Cuiabá (MT). Nos próximos dias, já estarão disponíveis nas unidades estaduais do Sebrae.
A participação da instituição na formalização dos trabalhadores nos dois anos de vigência da lei que criou o programa foi muito importante, como destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Simões. A Lei Complementar 128/08 entrou em vigor em 1º de julho de 2009. “O conselho está todo engajado nessa tarefa. O Sebrae é uma entidade que cumpre o seu papel, que está preparada, que traz soluções e é isso que nos engrandece”, disse durante o lançamento do SEI.
A expectativa é ter até o fim do ano 1,5 milhão de trabalhadores por conta própria formalizados, como destacou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Nunca antes nesse país teve tanta formalização em tão curto espaço de tempo. É uma iniciativa inédita no Brasil, que está na vanguarda no processo de inclusão produtiva”, disse o diretor.
Conheça cada um dos produtos:
1 – SEI Vender
Trabalha os conceitos de mercado e elementos do marketing, de forma integrada, de maneira a potencializar a capacidade de negociação e ampliar as vendas. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS). Para o segmento de varejo há ainda a opção do kit educativo Boas Vendas, composto por material impresso (com exercícios sobre o tema) e vídeos para o participante dar andamento ao aprendizado fora da sala de aula. Ao todo, são dez vídeos em formato de telenovela sobre conceitos de negócio, ponto comercial, a importância de comprar bem, a definição do preço de vendas, o atendimento ao varejo, fidelização de cliente, concorrência, divulgação e lucros.
2 – SEI Controlar meu Dinheiro
Mostra a importância do controle de caixa (diário e futuro) bem como das contas a pagar e a receber para uso mais racional do dinheiro, investimentos adequados e maior capacidade de negociação. A solução apresenta estratégias importantes que irão ajudar o empreendedor individual a fazer a análise financeira do seu negócio. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).
3 – SEI Comprar
Aborda elementos essenciais da compra e estratégias para adquirir os produtos ou serviços necessários, com a qualidade adequada, preços e prazos de pagamento favoráveis para atender bem aos clientes e aumentar os lucros. Entre os tópicos estão planejamento de negociação com fornecedores, relação custo-benefício nas compras para melhor atender ao cliente, seleção e procedência do que deve ser comprado. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e capacitação a distância via celular (SMS).
4 – SEI Empreender
Estimula o desenvolvimento das características empreendedoras do aluno com os objetivos de aumentar sua competitividade e a permanência no mercado. A solução compreende os princípios, fundamentos e práticas do empreendedorismo, além de reflexão sobre o potencial empreendedor do participante e da importância da tomada de decisões responsáveis e conscientes em um negócio. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).
5 – SEI Unir Forças para Melhorar
Os participantes terão a oportunidade de conhecer as vantagens e ganhos de empreender ações coletivas, formando uma rede de negócios para aumentar a competitividade no mercado, além de superar problemas, desafios e necessidades comuns. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).
6 – SEI Planejar
Contribui para que o empreendedor individual possa adotar um processo de trabalho mais organizado para melhorar o desempenho de sua empresa e aumentar sua competitividade de modo sustentável, oferecendo produtos e serviços de qualidade e com preços atrativos. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).
7 – SEI Administrar
Ensina como planejar um negócio, melhorar os resultados, contornar e evitar problemas. A solução também busca desenvolver a características do participante como empreendedor. Os conteúdos serão trabalhados por meio de dois kits educativos: o Aprender a Empreender (nas modalidades telessala e semipresencial), na área de gestão, e o Aprender Empreender – Serviços, no setor de serviços.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias:
Central de Relacionamento Sebrae :
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário