sexta-feira, 29 de julho de 2011

Empreendedor Individual aprimora o negócio

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Bombeiro hidráulico da Cidade de Deus, Rubem José aprendeu, dentre outras coisas, a cadastrar clientes, aprimorou o site e compra material para garantir a comodidade do cliente

  • Regina Mamede

Divulgação
O bombeiro hidráulico Rubem José participou das oficinas e melhorou o negócio

O bombeiro hidráulico Rubem José participou das oficinas e melhorou o negócio

Rio de Janeiro - Choque cultural. É assim como Rubem José da Silva define sua participação no treinamento voltado para o Empreendedor Individual. “Tudo era muito diferente do que fazia. Foi uma mudança brusca”, diz o eletricista e bombeiro hidráulico da Cidade de Deus, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, que participou de quatro encontros oferecidos em junho. O profissional foi um dos integrantes das oficinas-piloto, que aconteceram também em Mato Grosso e no Rio Grande do Norte, para avaliar as soluções do programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), lançado oficialmente no dia 1º de julho em todo o país.

O programa oferece oficinas sobre sete temas: vendas, compras, finanças, empreendedorismo, cooperação, planejamento e gestão. O ensino lança mão de diversas estratégias que vão da tradicional cartilha ao uso da tecnologia para capacitação à distância, via celular (SMS). O pacote foi desenvolvido para atender às demandas crescentes dos profissionais, que faturam até R$ 36 mil por ano, e estão optando por trabalhar com amparo legal e previdenciário. A expectativa é que até o final de 2011 mais de 1,5 milhão de pessoas se registrem como Empreendedor Individual.

Profissionalismo

Controle sobre o próprio negócio sintetiza o que Rubem mais aprendeu no treinamento. Providências como cadastrar clientes e registrar cada centavo de entrada ou saída de dinheiro já fizeram diferença na organização do trabalho. Ele também já adota estratégias empresariais. Distribui folheto de propaganda, está aprimorando o site, compra material para garantir a comodidade do cliente, faz contato pós-venda para avaliar o nível de satisfação do trabalho dele e adotou uma solução diferenciada para, além do conserto, checar preventivamente as instalações elétricas e hidráulicas.

A linguagem simples e clara usada durante a capacitação, o apoio do material didático, as discussões presenciais e o espaço de uma semana entre as aulas que oferecem ‘tempo para estudar’, foram alguns dos pontos fortes avaliados por Rubem, que se registrou em maio passado, depois de trabalhar 10 anos na informalidade.

“Ainda estou revendo muita coisa, mas quero dizer que não vou mais deixar de estudar. Eu quero aprender, ter conhecimento para me estabelecer no caminho certo”, afirma.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae : 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212 7971

Rubem José da Silva: (21) 3183-93778229-5014
www.rubeminstalador.com.br

Fonte: Agência Sebrae

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