segunda-feira, 16 de maio de 2011

Formalização permite a empresário receber auxílio

Notícias

Operado por causa de uma hérnia de disco, o pernambucano Henrique Tranquilino usa benefício para comprar medicamentos e se tratar

Fausto Muniz

Recife - Para o cabeleireiro pernambucano Henrique Tranquilino, há 15 anos no batente, dar um tempo na prática do ofício deveria se restringir apenas às férias. Mas, por causa de uma hérnia de disco, que exigiu intervenção cirúrgica em junho de 2010, ele teve de parar suas atividades. Durante a pausa, não ficou desamparado. Devido ao registro como Empreendedor Individual, Henrique recebe o benefício do auxílio-doença todo mês, que concede um complemento à renda para despesas com tratamento médico.

“É um dinheiro bastante útil, pois me ajuda a comprar remédios, ir ao médico, fazer terapia e muitas outras coisas”, afirma. O processo de recuperação, segundo ele, é lento, principalmente por ter desencadeado problemas circulatórios no período posterior à operação. Além disso, a cirurgia comprometeu parte dos membros inferiores, o que exigiu uso cotidiano de muletas.

Um dos primeiros formalizados

Apesar das dificuldades, o dono do salão de beleza “HT Cabelos” não relaxa na administração de seu negócio. Seu estabelecimento, localizado no bairro de Santo Amaro, no Recife, oferece todos os tipos de serviço para os cabelos, além de drenagem linfática, depilação, manicure e pedicure. “Já trabalhei no comércio, como vendedor de peças de automóveis, mas a área com a qual sempre tive vontade de atuar foi beleza e estética. Decidi investir em meu sonho e abri meu próprio salão”, conta.

Henrique foi um dos primeiros no estado a se formalizar na categoria de Empreendedor Individual, mas garante que já aguardava a chegada da nova modalidade muito antes da sua vigência em Pernambuco, o que ocorreu somente em fevereiro de 2010. Os bons ventos de seu empreendimento já trazem a necessidade de expandir os investimentos e de dar saltos maiores na caminhada pelo mundo dos negócios. “Como meu faturamento aumenta a cada dia mais e espero contratar funcionários, planejo, ainda para este ano, mudar minha atividade de Empreendedor Individual para microempresa”, destaca.

Serviço
Sebrae em Pernambuco
www.pe.sebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário