terça-feira, 30 de março de 2010

Alagoas tem sua primeira artesã cadastrada no Empreendedor Individual

Notícias

Ana Cristina estava há novd anos na informalidade e agora aposta nos benefícios da formalidade

Do Sebrae/AL

Maceió - As vantagens oferecidas pelo Empreendedor Individual estão motivando milhares de trabalhadores, em todo o país, a sair da informalidade. Desde a implantação do EI em Alagoas, mais de 1.300 pessoas já se cadastraram na nova categoria empresarial.

São empreendedores de diversos segmentos que apostam na formalização para desenvolver e melhorar seu negócio. Na última sexta-feira (26), na sede do Sebrae/AL, em Maceió, Ana Cristina, integrante da Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo (Aisbope/AL), foi a primeira artesã do estado a garantir seu registro.

Há nove anos, Ana Cristina abriu a loja Bordado da Casa, no Mercado de Artesanato de Penedo. Mas, segundo a artesã, as dificuldades para manter um negócio na informalidade são muitas. Com a abertura da empresa, Cristina espera ter acesso aos benefícios de uma empresa formal.

“Eu realizei um sonho. Agora eu tenho um registro para o meu negócio, o que vai me permitir obter diversas facilidades. Posso ampliar minha loja, assinar a carteira da minha funcionária, dar aos clientes a possibilidade de fazer compras no cartão de crédito, além de comprar os materiais muito mais baratos, por ter o CNPJ. A qualidade da minha loja vai melhorar bastante”, orgulha-se Cristina.

O que atrai estes empreendedores para a formalização são benefícios como obtenção de CNPJ, isenção de impostos, preferência nas compras governamentais, acesso a serviços bancários e aos benefícios da Previdência Social, como aposentadorias por idade e invalidez, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-reclusão, entre outros.

Para Jacqueliny Souza, coordenadora do Programa Sebrae de Artesanato em Alagoas, os benefícios da Previdência Social tem um grande peso na decisão dos empreendedores em se formalizar.

“Aos poucos, os artesãos vão conhecendo as vantagens que o EI pode trazer e vão começando a aderir ao programa. No caso da Cristina, foi mais fácil porque ela já tinha uma loja há algum tempo, além de participar da associação. Nossa meta agora é oferecer palestras para que esses artesãos saibam o que o programa pode fazer por eles. A partir de abril, em parceria com a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, estaremos ministrando palestras nas associações”, declara Jacqueliny.

Serviço:

Sebrae/AL - (82) 4009-1691/1705

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário