quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GT debate ampliação de crédito para microempreendedores individuais

Reunião no Ministério da Previdência também tratou de alteração e baixa desses negócios

Dilma Tavares

Brasília - Integrantes do Grupo de Trabalho responsável pela implementação do Microempreendedor Individual (MEI) se reúnem, na próxima quarta-feira (5), para debater evolução, gargalos e propor alternativas para ampliar o acesso desses empreendedores ao crédito.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29), em reunião no Ministério da Previdência e Assistência Social (MPS). A medida leva em conta avaliações sobre a necessidade de linhas de financiamento que ofereçam menos burocracia e mais agilidade na concessão de empréstimos, como o programa Crescer, do governo federal.

“É preciso reforço dos bancos públicos para oferecer crédito aos microempreendedores individuais”, defendeu o secretário-executivo do Ministério da Previdência, que preside o GT, Eduardo Gabas. Ele disse que o MEI é prioridade do governo federal e destacou a importância do financiamento para a formalização e sustentabilidade desses negócios.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae – que também integra o GT –, afirmou que a instituição poderá aprofundar a pesquisa sobre o acesso dos microempreendedores individuais ao crédito para contribuir com melhorias no atendimento a esse segmento. Ele explicou que, normalmente, o MEI não tem a cultura empresarial e enfrenta dificuldades na hora de buscar informações e crédito, “pois ausentar-se do trabalho para isso significa fechar o negócio no período”. Barretto defendeu alternativas que simplifiquem a vida desses trabalhadores.

Na reunião também foi informado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que até o fim de novembro o Microempreendedor Individual poderá fazer alteração e baixa do negócio por meio do Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Fonte: Agência Sebrae