Notícias
Além de prestar consultoria, instituição promove formalização e esclarece dúvidas dos moradores da comunidade pacificada sobre gestão e crédito
Maria Teresa Carneiro
Rio de Janeiro - O Sebrae no Rio de Janeiro vai desenvolver uma ação de incentivo ao empreendedorismo na Rocinha, favela pacificada carioca pacificada há oito dias. A instituição fará plantões nas próximas terça-feira (22) e quinta-feira (24) na comunidade para formalizar empreendedores individuais (EI) e esclarecer dúvidas sobre gestão e linhas de crédito, entre outros assuntos.
Mais de 400 atividades podem ser formalizadas como EI, como, por exemplo, cabeleireiro, esteticista, doceira, manicure, vendedora de roupas e acessórios, entre outros. O processo de formalização é gratuito e fácil, feito pela internet. Depois de se cadastrar, o empreendedor passa a pagar apenas um valor simbólico de R$ 1 de ICMS, se for comércio, ou R$ 5 de ISS se for serviço, mais 5% do salário mínimo para a Previdência, o que lhe dá direito a benefícios, como aposentadoria.
No Rio de Janeiro, a prefeitura exige a apresentação da busca prévia de local, que pode ser representada pelo comprovante de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nas comunidades, no entanto, pela ausência deste documento, a prefeitura aceita uma declaração da Associação de Moradores, atestando a existência do endereço onde o empreendedor pretende abrir ou formalizar o negócio já existente.
O plantão do Sebrae/RJ será realizado de
Serviço
Sebrae no Rio de Janeiro:
Agência Sebrae de Notícias:
Central de Relacionamento Sebrae:
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário